Saber o estilo da banca organizadora é um dos passos fundamentais para conseguir a aprovação em um concurso público. Além de resolver diversas questões de concursos de modo geral, é de suma importância conhecer como a banca cobra os conteúdos em prova. Nesse artigo vamos conhecer um pouco mais sobre a Objetiva Concursos, que vem realizando muitos certames pelo país, principalmente no Rio Grande do Sul.

A banca Objetiva concursos organiza e executa concursos e processos seletivos para órgãos da Administração Pública de todas as esferas, Conselhos Profissionais e instituições privadas, entre outros. A banca atua no mercado desde 1991 e já realizou mais de 1.500 concursos num somatório acima de 1 milhão de inscritos. A banca atua principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, onde está situada sua sede, além de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Dicas para provas da Objetivas

Em análise feita dos últimos concursos realizados, as disciplinas comuns mais cobradas foram as seguintes:

  • Português
  • Noções de informática
  • Matemática
  • Legislação Municipal
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo

Vale lembrar que na área de conhecimentos específicos são exigidos conteúdos conforme o cargo escolhido. Abaixo vamos listar alguns assuntos mais abordados em prova de acordo com a matéria.

Língua Portuguesa
Na disciplina de língua portuguesa, os tópicos que mais caem em prova, em ordem de importância, são os seguintes:

  1. concordância verbal e nominal
  2. interpretação e compreensão textual, juntamento com significação contextual das palavras e expressões
  3. crase
  4. acentuação gráfica
  5. conjunções (causa e consequência)
  6. substantivos
  7. uso dos "porquês"
  8. uso das vírgulas
  9. flexão verbal de tempo

Isso não quer dizer que os demais assuntos não foram cobrados em prova ou que não precise dar importância, principalmente pelo fato de que língua portuguesa é uma disciplina que precisa ser estudada em conjunto, não em tópicos separados.

Os assuntos acima caíram em prova com mais peso, ou seja, assim é preciso redobrar a atenção quando essas disciplinas estiverem no edital. A dica é: estude esses tópicos com muito cuidado, pois eles são cobrados mais vezes nas provas da banca.

Noções de Informática

A disciplina de informática é a segunda em grau de importância nas provas elaboradas pela Objetiva Concursos. Os tópicos normalmente mais exigidos são os seguintes:

  1. word 2010
  2. excel 2010
  3. windows 7 e windows 10
  4. Hardware
  5. Segurança da informação (princípios)
  6. internet explorer e mozila firefox
  7. teclas de atalho.
  8. correio eletrônico

Matemática

Já na disciplina de matemática, os assuntos mais exigidos normalmente envolvem:

  1. aritmética e problemas, em especial regra de três e porcentagem
  2. probabilidade
  3. análise combinatória
  4. funções, em especial de primeiro grau

Os demais temas caem com pouca frequência ou têm menos peso na prova, lembrando, claro, que não significa que você não deva estudá-los.

Legislação Municipal

A legislação do município basicamente é a lei orgânica e regime jurídico dos servidores. Em algumas provas são cobradas as legislações tributárias, ambiental e outras leis complementares e específicas que sejam relevantes para o cargo.

Direito Constitucional

Nesta disciplina são cobrados com mais peso os seguintes tópicos:

  1. organização político-administrativa do Estado, em especial sobre o federalismo brasileiro e organização dos municípios
  2. direitos e garantias constitucionais e remédios constitucionais
  3. congresso nacional e câmara dos deputados, no tema de poder legislativo
  4. direitos sociais
  5. princípios fundamentais
  6. direito à liberdade e privacidade
  7. ordem social, em especial sobre educação, cultura e desporto
  8. direitos de nacionalidade

Já para cargos de advogado ou da área jurídica, a matéria de direito constitucional poderá ser cobrada juntamente com outras disciplinas específicas.

Direito Administrativo

Em Direito Administrativo os temas de maior relevância são os seguintes:

  1. licitações e lei 8.666 de 1993
  2. pregão (lei 10.520 de 2020 )
  3. lei de improbidade administrativa (lei 8.429/92)
  4. conceitos e classificações dos atos administrativos
  5. contratos administrativos

E agora, o que estudar?

A resposta é: tudo o que está no edital! Isso mesmo. Apesar de a banca dar preferência por alguns temas, isso não significa que os outros não serão abordados nas provas. As bancas atualmente estão mais dinâmicas e inovadoras. Se algum assunto não estava sendo cobrado em prova, pode de uma hora pra outra começar a ser abordado. Assim, quanto mais você conseguir "fechar" o edital e estudar estes temas, melhor.

As disciplinas e tópicos acima são para dar um "norte" na sua preparação, levando em conta os últimos concursos realizados e as disciplinas cobradas. Portanto, separe o seu edital e grife os temas que foram listados acima para dar uma atenção especial. Caso ainda não tenha um edital aberto do concurso de seu interesse, siga o edital do concurso anterior ou de concursos para cargos/áreas semelhantes.

Dicas importantes para passar nas provas da Objetiva Concursos

Antes de mais nada, não espere o edital sair para estudar. Comece o quanto antes o seu cronograma de estudos incluindo as disciplinas que mais caem em prova.

Além das disciplinas básicas, você deve analisar os editais anteriores do seu órgão/cargo e verificar o que mais foi abordado nas disciplinas específicas. Com isso em mente, estude por meio de aulas em vídeo, apostilas ou livros tópico por tópico. Anote/grife os pontos importantes para fins de revisão.

É muito importante, em cada assunto estudado na matéria, revisar e fazer pelo menos entre 5 e 10 questões da banca para entender como o assunto já foi cobrado. Faça revisões periódicas, caso haja tempo hábil, para não esquecer do assunto. As revisões podem ser feitas por meio da leitura das anotações ou grifos feitos no material, por meio das questões da banca e até mesmo por mentalizar o assunto que acabou de ser estudado (como se você estivesse dando uma aula para si mesmo).

Além de resolver essas questões mais pontuais e específicas de cada assunto, faça simulados. Para isso, você pode baixar provas anteriores (ou resolver no site de questões de sua preferência), imprimir e resolver a prova dentro do período que seria disponibilizado para realizar a prova. É como se estivesse simulando o dia da prova de verdade. Isso faz com que você veja quais foram as matérias que mais levou tempo para resolver ou que mais teve dificuldades, ajuda a não ultrapassar o tempo da prova e a controlar o nervosismo.

Seguindo todos esses passos, é provável que suas chances de ser aprovado no concurso público sejam altas. Boa sorte!