Quem está se preparando para concurso público sabe que qualquer local e qualquer momento podem render alguns minutos de estudo. Muita gente utiliza o período de transporte entre a casa e o trabalho para estudar, o problema é a conexão com a internet, que nem sempre tem qualidade. A solução? Estudar offline!

Para estudar offline, a dica é baixar um vídeo do YouTube do seu canal preparatório preferido para assistir no smartphone. Entretanto, um passo importante nesse processo é a conversão do formato, já que o celular não admite qualquer tipo de vídeo.

Para não ter erro e garantir o seu estudo offline, é preciso converter um vídeo do YouTube para o formato MP4. E por mais que pareça um processo complexo, saiba que com a ferramenta certa, você vai conseguir transformar o formato de vídeo e aproveitar o tempo livre para estudar, mesmo sem internet.

Como converter um vídeo do YouTube para MP4

Existem algumas opções no mercado de programas conversores de vídeos do YouTube. No Top 20 de conversores gratuitos, o software que mais se destaca por seus recursos e ferramentas é o Wondershare UniConverter.

Com a possibilidade de trabalhar com mais de mil formatos de vídeo e áudio, o UniConverter permite que o usuário baixe arquivos de plataformas como o YouTube, determinando o formato de saída do arquivo. Um benefício extra é a interface simples e intuitiva.

Para baixar um vídeo do YouTube e convertê-lo no formato correto para assistir no smartphone, você vai precisar seguir esses 4 passos práticos:

  • 1. Baixe e instale o UniConverter

No site oficial do UniConverter, faça o download do programa e instale no seu computador. Você pode testar gratuitamente para conhecer melhor todas as ferramentas.

  • 2. Acesse a sessão Downloader

Após instalar e abrir o UniConverter, acesse a área Downloader do programa. Em uma janela do navegador, copie o link do vídeo do YouTube que você deseja baixar.

Imagem: UniConverter
Imagem: UniConverter
  • 3. Configure o formato de saída

Volte para a tela do UniConverter e, no canto superior esquerdo do programa, cole a URL do vídeo escolhido. Uma nova janela vai abrir na tela, para que você determine o formato de saída do arquivo, que neste caso deve ser MP4.

Imagem: UniConverter
Imagem: UniConverter
  • 4. Faça o download

Depois, é só clicar em Baixar para iniciar o processo de download. Lembre-se que esse processo pode demorar mais ou menos, dependendo do tamanho do vídeo e da velocidade da sua internet. Todos os downloads ficam salvos na área Convertido do programa.

Imagem: UniConverter
Imagem: UniConverter

Assim, ao concluir o download, você só precisa conectar o seu smartphone no computador, para passar o vídeo para o equipamento e assistir sempre que precisar, mesmo em momentos em que a internet não estiver disponível.

Usando a tecnologia a seu favor na hora de estudar

Programas como o UniConverter são bons exemplos de como a tecnologia pode ser utilizada para reforçar os estudos, especialmente em uma fase como o preparatório para concursos públicos.

Ainda que a pandemia tenha reduzido o número de concursos, a tendência é que, quando voltarem, a procura pelos concursos públicos seja grande, e quem se prepara desde já tem mais vantagens.

Além de usar o UniConverter para transformar os vídeos do YouTube em um formato acessível para o smartphone, permitindo o estudo em qualquer lugar ou momento, você pode contar com outras ferramentas tecnológicas para reforçar o aprendizado.

Para te ajudar, selecionamos 3 dicas de recursos para deixar seu preparatório ainda mais completo. Confira:

  • Disciplina: Se você está estudando para um concurso público, sabe que precisa de disciplina para atingir os objetivos. Para estabelecer e cumprir horários de estudo, utilize ferramentas como o Forest, que se baseia na técnica Pomodoro para foco em um tema.
  • Participe de lives: Muitos professores de cursos, faculdades e preparatórios, estão fazendo aulões ao vivo pelo YouTube, tendo na tecnologia uma aliada para as aulas à distância. Ao participar de uma live, você pode tirar dúvidas em tempo real. Mas caso você perca, é só fazer o download do vídeo do YouTube pelo UniConverter para assistir depois!
  • Provas antigas: Muitos sites, incluindo o Ache Concursos, apresentam uma área com questões de provas antigas para que o concurseiro possa treinar. Aproveite esse recurso para colocar seu conhecimento à prova!

Utilizar as ferramentas tecnológicas como o UniConverter a seu favor é a melhor forma de se preparar para os concursos públicos. Dessa forma, você amplia suas possibilidades de obter a posição dos seus sonhos nas próximas provas.