Persistência caracteriza-se pela qualidade de persistente, constância, perseverança, obstinação e resistência. Quando nos posicionamos com persistência diante de uma tarefa nos doamos dia após dia até que o objetivo determinado seja alcançado. Assim também é nos concursos.

A persistência é poderosa porque com ela vencemos as frustrações do que não deu certo, o medo do fracasso, a preguiça, a procrastinação e a desistência diante do desafio. É não lidar com o campo de conforto onde o "eu" exerce o controle, mas muitas vezes lidar com a zona de desconforto e ter que se desafiar e traçar um caminho de aprimoramento e aprendizado contínuo.

É quase impossível vencer sem que, em algum momento, você tenha que ter persistido naquilo que desejou porque nem sempre ou em pouquíssimas vezes acertamos no primeiro ato e em muitas tarefas as etapas de crescimento são fundamentais para se chegar lá.

No caminho em busca dos nossos sonhos e objetivos de vida nos deparamos com muitos "ladrões" - sentimentos negativos que trazem desânimo e falta de motivação ou mesmo palavras de pessoas que estão ao nosso redor que não acreditam que vamos conseguir, que o caminho é penoso demais ou mesmo que já tentamos outras vezes e continuar seria insistir no erro.

De acordo com a história, Thomas Edison realizou mais de 1000 tentativas para criar a lâmpada elétrica. Ele dizia que não eram falhas, mas eram mais de 1000 descobertas de como fazer uma lâmpada. Sua persistência nos mostrou que cada tentativa trás consigo um aprendizado, um aprimoramento, ao tentarmos novamente poderemos cometer novos erros, mas nunca os mesmos e assim gradualmente avançaremos até que um dia acertaremos por completo. Vamos refletir: Thomas pensou em desistir quantas vezes? Quantas ele precisou vencer o sentimento de fracasso, o "quase lá", desânimo, desistência, o medo e a raiva? E se ele tivesse desistido? Essa é uma das muitas histórias de grandes pessoas que persistiram até o fim e ganharam sua recompensa vencendo. Com certeza não precisamos ir muito longe na história, você provavelmente conhece alguém que foi persistente em algo na vida e venceu, talvez você mesmo já lutou por algo até que isso fosse realidade. Use isso de inspiração, se o outro conseguiu, se você conseguiu outras vezes, certamente conseguirá novamente.

Na jornada dos concursos públicos a persistência deve ser uma das ou a PRINCIPAL característica sua. Persistir nos estudos, na dedicação, na fé, na esperança, na confiança e na realização das provas é fundamental para o sucesso. É uma trilha de erros e acertos e desistir não trará a tão desejada nomeação. Uma frase bastante conhecida diz que:

Devemos aproveitar o processo porque ele faz parte do caminho e não há atalhos! Isso significa que não é apenas o fato da nomeação que deve ser comemorada, mas sim todo passo dado, todo desafio superado, toda dedicação, crescimento e amadurecimento pessoal.

Toda vitória vem com o tempo e lidar com o tempo nem sempre é uma tarefa fácil porque muitas vezes (sempre) queremos algo para ontem. A espera do tempo dá lugar para a ansiedade que não admite esperar nada nem ninguém. Tudo é conquistado com o tempo e diversas manifestações da vida e da natureza estão sempre a nos dar essa lição. A borboleta, por exemplo, leva em torno de uma semana a um mês no casulo. Ela passa por diversas transformações até criar asas e voar! As plantas, as estações, o simples crescimento e desenvolvimento humano nos ensinam que o tempo é necessário, é amigo e não inimigo e possui seu próprio ritmo. A questão é: Como utilizamos o nosso tempo? O que fazemos com ele? Se não nos dedicamos a algo como vamos nos aprimorar nele? Pare de ver o tempo como um vilão, ele não tira nada, ele dá, cada segundo de vida que você tem é uma oportunidade para você persistir naquilo que deseja obter. Os resultados não vem da noite para o dia, mas sim através de sementes diárias que apenas com o tempo florescerão. Plante hoje e colherás amanhã.

A persistência é uma força, da insistência e também de certa teimosia. Se você não acreditar no que sonha quem irá? Como diz o ditado: Água mole em pedra dura tanto bate até que fura! A persistência não se rende mesmo em meio a dificuldade. De tanto insistir uma hora ela vence e quando vence sabe que não foi sorte, mas foi o resultado de um trabalho árduo de muita luta e dedicação. O caminho da persistência pode por vezes bastante difícil e desafiador, mas quem decide segui-lo certamente será um vencedor!