Esse é um relato verídico de um ex-concurseiro que foi aprovado em vários concursos e depois se tornou professor de um cursinho em Pernambuco.

João (nome fictício) era muito determinado. Estudava para concurso e tinha proposto em seu coração que deveria ter uma vida melhor. Morador em periferia, família humilde, pobre, mas tinha um objetivo.

Determinado momento de sua vida, precisando trabalhar mesmo concluindo um curso universitário não encontrava trabalho na função então, por uma necessidade, conseguiu um trabalho em uma padaria no horário noturno no bairro de Boa Viagem. No seu horário de descanso enquanto muitos iam dormir, ele procurava ficar perto da porta porque entrava um pouco de luz e não queria incomodar aqueles que, ao invés de estudar como ele incentivava, estavam dormindo.

E como é o destino daqueles que persistem e tem foco, ele passou em um concurso muito bom. Foi aprovado para Analista de um Tribunal com um salário em torno R$ 12 mil (na época).

Depois que passou, foi curtir a vida... Ao sair de uma boate pela manhã, teve fome e resolveu ir à padaria já que ficava próximo da boate. Entrou no estacionamento com seu carro - uma máquina - diga-se de passagem, com sua namorada estupenda, de parar o trânsito como se fala por aí.

Entrou e relembrou de quando trabalhava lá e viu alguns amigos da época em que trabalhava. Chegando próximo de um falou:

- e aí rapaz! Tudo bem? O funcionário assustado não entendeu nada e ele continuou. Não está me reconhecendo?

- Não! Falou o funcionário.

- Sou eu João, que ficava pela madrugada estudando nos cantos das paredes para pegar luz.

- Ahhhh! Estupefato falou o amigo e funcionário. Então o rapaz olhou para ele com aquela gata e o carrão e falou:

- Cara, gostaria muito de ter essa vida que você tem!

- Você quer mesmo? Indagou João. Sim! Continuou o rapaz. Então apareça segunda feira pela manhã no cursinho "Estudou, Passou!" que estarei lá lhe esperando. Sou professor de lá e não vou cobrar nada. Conseguirei uma bolsa para você! Prometeu João muito feliz por querer ajudar.

A grande pergunta dessa história é: E o rapaz, foi na segunda feira estudar de graça? NÃO! LAMENTAVELMENTE NÃO! E a outra pergunta é: Como é que as pessoas querem ter sucesso na vida, se não conseguem fazer um sacrifício? Como é que querem ter sucesso na vida se não trabalham? Isso é quase impossível. E você, vai querer estudar ou não? Quer buscar o seu sonho ou não?

Aprenda com João que tudo é possível, basta querer e agir. Todos os sonhos têm algumas rodas muito ágeis e calibradas. Se você não correr atrás nunca irá alcançá-los.

Muita luz e sucesso a todos.

Obs: Tanto João quanto o nome do cursinho são fictícios.