Dentro do universo acadêmico e profissional há dois títulos que frequentemente aparecem e que se entrelaçam, suscitando dúvidas e questionamentos: são os termos "Doutor" e "PhD".

Muitas vezes utilizados como sinônimos, eles são, na verdade, termos com diferenças que vão muito além das letras que os compõem. Eles estão ligados a diferentes redes de tradições, contextos culturais e nuances linguísticas.

E é dessa forma que essas expressões delineiam a trajetória de indivíduos em suas jornadas educacionais e profissionais. Por isso, é interessante e até importante entender essas sutilezas, saber quem pode utilizá-los, em que contextos eles se aplicam e qual é o significado intrínseco de cada um. Vamos lá?

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

Doutor: aquele que ensina

O título "Doutor" tem uma longa história e é amplamente utilizado em muitos países ao redor do mundo. Tradicionalmente, é atribuído a uma pessoa que obteve um grau de doutorado em qualquer área do conhecimento, seja em ciências, humanidades, medicina, direito, entre outros.

No contexto acadêmico, o título de doutor é concedido após a conclusão bem-sucedida de um programa de doutorado, que geralmente envolve a realização de uma pesquisa original, defesa de uma tese e contribuição significativa para o campo de estudo.

No entanto, o uso do termo "Doutor" não se limita apenas ao âmbito acadêmico. Em muitos países, é comum que profissionais com formação em medicina (médicos) sejam tratados como "Doutores". Isso remonta à tradição de respeitar e reconhecer a autoridade e a especialização dos profissionais de saúde.

Isso porque a palavra "Doutor" tem suas raízes no latim doctor, que significa "aquele que ensina" ou, ainda, "aquele que possui conhecimento". No contexto acadêmico medieval da Europa, o título de doutor era atribuído a indivíduos que haviam alcançado o mais alto grau de excelência em uma determinada área do conhecimento, caso dos médicos, que eram os alguns dos profissionais que mais estudavam para exercer sua função.

Assim, o título de "Doutor" ganhou destaque nas universidades medievais, especialmente nas universidades mais antigas da Europa, como as de Bolonha, Paris e Oxford. Originalmente, era associado ao estudo do Direito Canônico e da Teologia, mas ao longo do tempo foi estendido a outras disciplinas.

Atualmente, para alcançar o título de doutor são necessários entre 3 e 5 anos de doutoramento em uma área específica, processo que envolve cursar aulas, desenvolver e publicar pesquisas, participar de eventos acadêmicos, etc.

E com esse título, entre tantas possibilidades profissionais está a de ser um professor universitário, seguindo na carreira acadêmica, fazendo jus ao significado latino de ser "aquele que ensina".

PhD: a especificidade do Doutorado em Filosofia

Por outro lado, o termo "PhD" é mais específico em sua aplicação. Embora muitas pessoas usem "PhD" como sinônimo de doutorado, na verdade, ele se referia originalmente ao título específico de "Doctor of Philosophy".

Acontece que historicamente, a expressão "Filosofia" abrangia uma gama muito mais ampla de disciplinas do que a que entendemos hoje, incluindo áreas como matemática, ciências naturais e humanidades, ou seja, a Filosofia em sua origem era um sinônimo para Ciência e os filósofos eram como cientistas.

Por isso, com o tempo, o título de "PhD" começou a ser associado à conclusão bem-sucedida de um programa de doutorado em uma disciplina específica, seja ela física, química, biologia, literatura, sociologia, entre outras.

Assim como no doutorado, a obtenção de um PhD geralmente requer pesquisa original, produção de uma dissertação ou tese, e contribuição significativa para o avanço do conhecimento na área de estudo escolhida, etc.

Mas o fato é que o título de "PhD" tem suas origens mais recentes em comparação com o título de doutor, com seus primeiros registros remontando à Universidade de Paris, no século XIX, quando a instituição introduziu o grau de doutorado para reconhecer a pesquisa avançada e a produção de conhecimento em campos além da filosofia.

Quem pode usar e quando?

Ambos os títulos, "Doutor" e "PhD", são reservados para aqueles que alcançaram o mais alto nível de formação acadêmica em suas respectivas áreas de estudo. No entanto, é importante ressaltar que o uso desses títulos pode variar de acordo com o contexto cultural e profissional.

No ambiente acadêmico, é comum que aqueles que concluíram com êxito um programa de doutorado sejam formalmente endereçados como "Doutor" ou que usem o título "PhD" em suas credenciais profissionais.

Fora do meio acadêmico, o uso do título "Doutor" pode ser mais amplo e variado. Enquanto profissionais de saúde, como médicos, dentistas e veterinários, são frequentemente referidos como "Doutor", pessoas com doutorado em outras áreas podem optar por usar o título em contextos profissionais formais ou em situações que exigem uma demonstração de autoridade acadêmica.

É iteressante observar também que atualmente o título de "Doutor" é o mais utilizado no Brasil. Por outro lado, o "PhD" é mais comumente usado por acadêmicos nos Estados Unidos e de alguns países da Europa.

Outra questão importante é que nos Estados Unidos e também em alguns outros países de língua inglesa as expressões PhD e Doctor são utilizadas para diferenciar o Doutor acadêmico do Doutor profissional de saúde.

Outros títulos acadêmicos e seus significados

Além desses dois título, no Brasil e em todo o mundo, existem diversos outros títulos acadêmicos que refletem diferentes níveis de formação e especialização. Abaixo, estão alguns dos principais:

  • Bacharelado (Bacharel): É um título universitário de graduação que geralmente requer de 3 a 5 anos de estudo em uma área específica. Os bacharelados preparam os alunos para carreiras profissionais ou para estudos posteriores em nível de pós-graduação.
  • Licenciatura (Licenciado): Similar ao bacharelado, mas com um foco em formar professores para o ensino fundamental e médio. Além de estudar uma disciplina específica, os alunos de licenciatura também recebem treinamento pedagógico.
  • Mestrado (Mestre): É um grau de pós-graduação que geralmente requer de 1 a 3 anos de estudo após a conclusão da graduação. Os programas de mestrado geralmente envolvem cursos avançados, pesquisa e a escrita de uma dissertação.
  • Pós-Doutorado (Pós-Doutor): Após obter o doutorado, alguns pesquisadores optam por realizar um período adicional de pesquisa em um ambiente acadêmico. O pós-doutorado permite que os acadêmicos continuem a desenvolver suas habilidades de pesquisa e aprofundem seus conhecimentos em uma área específica.
  • Habilitação (Habilitado): No Brasil, especialmente na área da saúde, a habilitação é um título que confere autorização legal para o exercício de determinada profissão, como medicina, odontologia, enfermagem, entre outras.
  • Especialização (Especializado): São cursos de pós-graduação lato sensu que têm como objetivo aprofundar o conhecimento em uma área específica, geralmente com duração de 1 a 2 anos.
  • MBA (Master of Business Administration): É um tipo de mestrado profissionalizante na área de administração de empresas, com foco em gestão e liderança.
  • Mestrado Profissional: Similar ao mestrado acadêmico, mas com um foco mais prático e voltado para o mercado de trabalho.
  • Doutorado Profissional: Também conhecido como doutorado executivo, é um programa de doutorado voltado para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos em uma área específica com aplicação prática no ambiente de trabalho.