Começaram nessa quinta-feira, 25 de maio, os pagamentos do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O pagamento, que estava previsto para iniciar apenas em agosto, foi antecipado.

A antecipação do 13º do INSS era bastante aguardada, porque nos últimos anos, especialmente em razão da pandemia, as parcelas vinham sendo pagas ainda na primeira metade do ano e em 2023 não havia previsão de isso acontecer.

No entanto, atendendo aos pedidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinou um decreto que antecipa o abono anual, publicado no dia 5 de maio.

Ao todo, 30 milhões de beneficiários vão receber o repasse. O investimento total do Governo Federal é estimado em R$ 62,6 bilhões e representa uma injeção significativa de recursos nos mercados locais.

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

Calendário 13º salário do INSS

O pagamento do 13º salário do INSS será dividido em dois grupos: aqueles que recebem até um salário e aqueles que recebem mais de um salário. Além disso, o calendário tem como base o dígito final do NIS - Número de Identificação Social - do beneficiário.

Veja abaixo as datas de pagamento das duas parcelas:

13º do INSS - para quem recebe até um 1 salário mínimo
Final do NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 25 de maio 26 de junho
2 26 de maio 27 de junho
3 29 de maio 28 de junho
4 30 de maio 29 de junho
5 31 de maio 30 de junho
6 1 de junho 3 de julho
7 2 de junho 4 de julho
8 5 de junho 5 de julho
9 6 de junho 6 de julho
0 7 de junho 7 de julho
13º do INSS - para quem recebe acima de 1 salário mínimo
Final do NIS 1ª parcela 2ª parcela
1 e 6 1 de junho 3 de julho
2 e 7 2 de junho 4 de julho
3 e 8 5 de junho 5 de julho
4 e 9 6 de junho 6 de julho
5 e 0 7 de junho 7 de julho

Vale lembrar que na segunda parcela haverá os descontos do imposto de renda.

Quem tem direito ao 13º do INSS?

Têm direito ao décimo terceiro salário os beneficiários do INSS que recebem auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

É importante destacar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não oferece o 13º salário, pois trata-se de um programa social do governo federal e não de uma aposentadoria.

Tem como consultar a parcela?

Sim. Aposentados e pensionistas podem verificar qual será o valor recebido por meio do aplicativo Meu INSS (Android e iOS). Para isso é necessária uma conta Gov.BR para acessar os serviços.

Após fazer o login, o beneficiário poderá acessar o extrato de pagamentos com detalhes do valor a ser pago, ou via central de atendimento do INSS, número 135.