A nova parcela do Bolsa Família está com a consulta liberada. A Caixa Econômica Federal concluiu a atualização do aplicativo para consulta do benefício, que agora tem os valores disponíveis para saque a partir do dia 18 de julho, quando inicia o novo calendário.
As 20,4 milhões de famílias que recebem a parcela mensal de R$ 600 já podem conferir as novas parcelas disponíveis. O governo não impõe um teto máximo de benefícios que podem ser pagos e em alguns casos o Bolsa Família poderá passar de R$ 1.000 por mês, casos de famílias com mais integrantes.
Antes de tudo, você deve ficar atento ao aplicativo oficial do Bolsa Família. Isso porque o login é feito a partir de CPF e senha e caso essas informações caiam em mãos erradas pode gerar um transtorno grande para o beneficiário.
Outra forma de ter certeza que o App é o correto é olhando quem é o desenvolvedor do aplicativo. Nesse caso, deve constar "Caixa Econômica Federal" logo abaixo do nome. Para quem já tem o app instalado no celular, basta acessar a loja e fazer a atualização para a nova versão.
App do Bolsa Família não atualiza? veja o que fazer
Se o novo valor ainda não aparece no aplicativo do benefício, siga os seguintes passos para verificar qual pode ser o seu problema:
- Verifique a conexão com a internet - Confirme se o dispositivo está conectado e se a internet está funcionando bem (Wi-Fi ou dados móveis).
- Tente abrir um site no navegador ou usar outro app para testar.
- Atualize o aplicativo manualmente - Vá até a loja de aplicativos (Google Play ou App Store) e veja se há uma atualização disponível para o app. Às vezes, bugs de atualização de dados são corrigidos em versões mais novas.
- Limpe o cache (Android) - Vá em Configurações > Apps > [Nome do app] > Armazenamento > Limpar cache. Isso pode ajudar se os dados estiverem "presos" em uma versão antiga.
Caso isso não resolva, pode tentar ainda:
- Forçar parada e abrir de novo - Feche o app completamente (forçar parada, se possível) e abra de novo. Às vezes ele precisa reiniciar para buscar os dados novamente.
- Verifique se o serviço está fora do ar - Alguns apps dependem de servidores. Às vezes, é um problema do lado deles.
Em último caso, caso não consiga resolver com as medidas acima, reinstale o aplicativo. Desinstale e instale novamente o app, mas cuidado com dados que podem ser apagados nesse processo (veja se precisa fazer backup antes).
Após fazer o login no aplicativo Bolsa Família, o beneficiário terá acesso à tela com informações do seu benefício, como a consulta do valor das parcelas e data de liberação.
A situação das parcelas pode variar de pessoa para pessoa, podendo estar:
- Parcela liberada (ícone verde): benefício disponível para saque a partir da data indicada no calendário de pagamento;
- Parcela bloqueada (ícone amarelo): pagamento bloqueado, procure o Gestor do Bolsa Família do seu município para mais informações;
- Parcela enviada para crédito (ícone azul escuro): benefício está em processo de crédito em conta. Verifique na conta em que você recebe se os valores já foram creditados;
- Parcela cancelada (ícone vermelho): procure o Gestor do Bolsa Família do seu município para mais informações;
- Parcela paga (ícone cinza): pagamento atual já foi realizado, confira no calendário a data da próxima parcela;
- Parcela pendente (ícone azul claro): valor pendente devido a saque sem a finalização. Aguarde regularização ou procure uma agência da Caixa.
Dentro do app Bolsa Família o beneficiário também terá acesso ao calendário de pagamentos conforme o último dígito do NIS e os telefones para contato em caso de dúvidas.
Calendário de 2025
O novo calendário do mês de Julho vai começar no dia 18 e segue até dia 31/07. Neste mês não haverá nenhuma pausa em dias úteis em virtude de não haver feriados. Confira as datas de depósito do Bolsa Família em 2025:

Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: