A Caixa atualizou as informações dos valores da parcela do Bolsa Família de Abril. O calendário de pagamento que começa no dia 17/04 vai beneficiar 20,8 milhões de famílias.

Agora, os inscritos no programa já podem consultar se o benefício foi liberado, bloqueado ou cancelado, e ainda se o valor permanece igual ou se o seu Bolsa Família diminuiu.

Assim como nos meses anteriores, a antecipação do Bolsa Família em abril está confirmada em algumas cidades brasileiras. Uma parte das famílias deve ter o depósito antecipado para a primeira data do calendário, veja:

Com as últimas mudanças no programa, os beneficiários estão de olho nos canais de consulta para saber se tiveram o pagamento bloqueado, se o seu Bolsa Família diminuiu ou se o valor foi cortado pela metade por causa da Regra de Proteção.

A Caixa Econômica Federal decidiu centralizar as informações sobre programas sociais em um único lugar: o Portal do Cidadão.

Nesse post você vai ver como acessar o site e quais benefícios podem ser consultados no portal da Caixa.

Portal Cidadão tem consulta do Bolsa Família

O Portal Cidadão da Caixa pode ser acessado por todo mundo que possui um login em algum serviço do banco, seja o aplicativo Caixa Tem, o app Caixa Trabalhador ou o aplicativo do Bolsa Família.

Dentro do portal, o usuário poderá acessar os seguintes serviços:

  • Seguro-Desemprego: consultar as parcelas do seguro-desemprego vinculadas ao CPF e número do NIS do trabalhador;
  • Abono Salarial: consultar as parcelas vinculadas ao CPF, a situação do abono salarial e o calendário de pagamento;
  • Bolsa Família: consultar a situação do benefício, o valor a receber de cada benefício, verificar se o pagamento já está liberado e descobrir o número do NIS;
Consulta ao Bolsa Família está disponível no Portal Cidadão
Consulta ao Bolsa Família está disponível no Portal Cidadão
  • Auxílio Gás: o Portal Cidadão também informa se existem parcelas do Vale Gás nacional a receber conforme o NIS do beneficiário;
  • INSS: segurados do INSS também podem verificar o pagamento de aposentadorias e benefícios vinculados ao CPF;
  • Consulta ao NIS: clicando em MEU NIS o cidadão pode verificar o número de inscrição social utilizado no pagamento do FGTS, seguro-desemprego, abono salarial e aposentadoria.
  • Outros programas: o portal ainda reúne informações sobre programas de transferência de renda regionais, no âmbito de estados, municípios e do Distrito Federal.

Como fazer a consulta no Portal Cidadão Caixa

A consulta no Portal Cidadão da Caixa pode ser feita acessando o endereço https://cidadao.caixa.gov.br/, basta fazer login com CPF e senha. A Caixa liberou no dia 09/04 a consulta ao Bolsa Família de Abril.

A senha é a mesma utilizada no app Caixa Trabalhador e no app do Bolsa Família. Caso ainda não possua senha, faça o seu cadastro clicando no botão acima.

Consulta do Bolsa Família de abril no Portal Cidadão
Consulta do Bolsa Família de abril no Portal Cidadão

Pelo Portal Cidadão também é possível acompanhar se o Bolsa Família foi desbloqueado após atualização cadastral. Por lá, os inscritos conseguem verificar que o pagamento ficou disponível na conta após o desbloqueio.

Depois de logado no Portal Cidadão, a plataforma oferece a consulta de diversos benefícios, como o abono salarial, seguro-desemprego, Bolsa Família, Vale Gás e outros programas de transferência de renda regionais.

Calendário Bolsa Família 2024

Imagem do Calendário do Bolsa Família 2024
Imagem do Calendário do Bolsa Família 2024