O Ministério da Cidadania anunciou na terça-feira, 11 de janeiro, a inclusão de 3 milhões de novas famílias na folha de pagamento do Auxílio Brasil 2022. O público vai receber o benefício pela primeira vez a partir de janeiro, conforme o calendário já divulgado que inicia na próxima semana.

Com esse novo lote de aprovados o Auxílio Brasil irá alcançar 17,5 milhões de brasileiros, atingindo número recorde de beneficiários em programas de transferência de renda do governo federal. "É um marco histórico. Esses números representam um feito que reforça a prioridade do Governo Federal em estender a mão a todas as pessoas que, de fato, necessitam do braço social do Estado", disse João Roma, ministro da Cidadania.

O ingresso dessas novas famílias marca o fim da fila de espera pelo benefício social registrada em 2021. Os contemplados são pessoas já inscritas no Cadastro Único e que preenchiam os requisitos para participar do programa, mas ficavam de fora da lista por questões orçamentárias.

Segundo informações da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), destas 3 milhões de famílias, 1,18 milhão são da região Nordeste, que também representa 47,3% de todo o público do Auxílio Brasil. Os estados com maior número de famílias inscritas no programa são: Bahia, com 2,16 milhões, seguido por São Paulo (2,14 milhões), Pernambuco (1,39 milhão), Minas Gerais (1,38 milhão), Rio de Janeiro (1,28 milhão) e Ceará (1,27 milhão). O governo divulgou ainda a lista do total de beneficiários por cidade.

- Veja a quantidade de pessoas que recebem o Auxílio Brasil por cidade/UF

Governo inicia entrega do Cartão Auxílio Brasil

Os 3 milhões de novos aprovados em janeiro serão os primeiros a receber o novo cartão do programa Auxílio Brasil. Segundo a pasta, as novas famílias já começaram a receber notificações na semana passada e receberão, via Correios, duas cartas da Caixa Econômica Federal. A primeira contém um informativo com orientações gerais sobre o programa e a segunda traz o Cartão Auxílio Brasil.

O cartão é gerado automaticamente em nome do responsável familiar e é enviado para o endereço informado no cadastro da família. Com o Cartão do Auxílio Brasil é possível sacar o valor integral do benefício ou fazer saques parciais.

Lembrando ainda que o prazo para retirar os valores é de 120 dias após o depósito na conta. O beneficiário também pode continuar movimentando os recursos pelo aplicativo Caixa Tem, que oferece os serviços de pagar contas, fazer transferências, conferir extrato e outros serviços.

O governo ainda não informou quando inicia a entrega do Cartão Auxílio Brasil para quem começou a receber o benefício em novembro do ano passado. Esse público pode continuar realizando o saque com o Cartão Bolsa Família ou movimentar os valores via aplicativo Caixa Tem.

Cartão Auxílio Brasil começa a ser distribuído para famílias. Imagem: Reprodução/Min. Cidadania.
Cartão Auxílio Brasil começa a ser distribuído para famílias. Imagem: Reprodução/Min. Cidadania.

Consulta do Auxílio Brasil em janeiro

O Ministério da Cidadania já liberou a consulta de quem vai receber o Auxílio Brasil em janeiro. A consulta online vai mostrar se as famílias já inscritas continuarão recebendo o benefício em 2022 e se sua família faz parte desse novo lote de aprovados que entrará no programa em janeiro.

A consulta do Auxílio Brasil pelo CPF pode ser feita diretamente no aplicativo do programa. A ferramenta lançada pela Caixa permite consultar informações como o valor do benefício, a data de pagamento e quantas parcelas foram recebidas pelo beneficiário.

O aplicativo do Auxílio Brasil está disponível para celulares Android [veja aqui] e também para smartphones com sistema iOS [veja aqui].

Outra forma do cidadão verificar se terá direito ao benefício é ligando para a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania pelo número 121.

O governo ressalta que a permanência no Auxílio Brasil depende, entre outras questões, do cumprimento de algumas condições que têm o objetivo de estimular as famílias a exercerem o direito de acesso às políticas públicas de assistência social, educação e saúde.

Entre os critérios estão a frequência escolar mensal mínima de 60% para crianças de quatro e cinco anos de idade, e de 75% para as de seis a 21 anos, a observância do calendário nacional de vacinação instituído pelo Ministério da Saúde, o acompanhamento nutricional de crianças com até sete anos incompletos e do pré-natal para as gestantes.

Tabela do Auxílio Brasil em janeiro

A parcela de janeiro do Auxílio Brasil será paga para 17,5 milhões de famílias a partir do dia 18 (terça-feira). O calendário do benefício em 2022 definiu as datas de pagamento nos últimos 10 dias úteis de cada mês, assim como nos anos anteriores.

O cronograma de pagamento segue a ordem do número final de cada benefício, começando pelo 1 até os beneficiários com NIS final 0. Confira o calendário completo para o mês de janeiro:

Calendário do Auxílio Brasil 2022 - mês de janeiro
Número final do NIS Data de depósito
1 18 de janeiro
2 19 de janeiro
3 20 de janeiro
4 21 de janeiro
5 24 de janeiro
6 25 de janeiro
7 26 de janeiro
8 27 de janeiro
9 28 de janeiro
0 31 de janeiro