Prefeituras e Distrito Federal têm até às 19h de hoje, 2 de agosto, para realizarem o cadastramento dos profissionais taxistas para receberem o Auxílio de R$ 1 mil no primeiro lote de pagamentos. Os valores da primeira e segunda parcela serão pagos conjuntamente no dia 16 de agosto, ou seja, o valor depositado será de R$ 2 mil.

O prazo era até dia 31 de julho, porém, o Ministério do Trabalho aprovou a prorrogação para o cadastramento no BEm Taxista (Benefício Emergencial Taxista). O órgão ainda salientou que a alteração das datas não altera o calendário de pagamento do programa. O governo ainda irá divulgar as datas das demais parcelas ao longo do ano - serão 6 no total.

Prazo de inscrição do Auxílio Taxista

São os municípios e distritos responsáveis pela inscrição, fornecimento de dados e veracidade das informações dos motoristas de táxis elegíveis para o recebimento do benefício.

É preciso que os gestores municipais fiquem atentos aos prazos estabelecidos no calendário para que não ultrapasse as datas de inscrição do sistema DATAPREV.

A relação dos profissionais de táxi de cada município deverá ser repassada ao Ministério do Trabalho e Previdência, através de upload no site da Dataprev.

Nesta primeira etapa, a relação dos profissionais da categoria devem ser enviadas entre os dias 25 de julho a 02 de agosto, até às 19h. Vale lembrar que a eletividade será revisada todos os meses a fim de conferência de validação dos taxistas.

Créditos: Divulgação/MPT.
Créditos: Divulgação/MPT.

Quem tem direito ao Auxílio Taxista?

Terão direito ao BEm Taxista, todos os profissionais da categoria registrados nas prefeituras até o dia 31 de maio de 2022, titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo município ou distrito correspondente à atuação.

Também será exigido que o motorista regular e efetivo exercício de atividade e com o CPF e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) devidamente regulares.

O que o taxista precisa fazer para receber o Auxílio Taxista?

Neste primeiro momento, o profissional não precisa fazer nada, nenhuma ação para garantir o pagamento do Auxílio. A responsabilidade é dos municípios e distritos pelo encaminhamento das informações para o MTP.

Em caso de dúvida, entre em contato com a prefeitura de sua cidade para saber se suas informações foram encaminhadas dentro do prazo estabelecido.

Calendário de pagamentos Auxílio Taxista

Confira abaixo o calendário dos pagamentos do BEm Taxista:

1ª parcela 16 de agosto (30 de agosto para Prefeituras que atrasaram a entrega dos dados dos taxistas municipais cadastrados)
2ª parcela 16 de agosto (30 de agosto para Prefeituras que atrasaram a entrega dos dados dos taxistas municipais cadastrados)
3ª parcela Setembro (data ainda não definida)
4ª parcela Outubro (data ainda não definida)
5ª parcela Novembro (data ainda não definida)
6ª parcela Dezembro (data ainda não definida)