O ano de 2025 está acabando e com isso, as mais de 18 milhões de famílias atendidas pelo Bolsa Família já procuram as primeiras informações sobre como será o exercício de 2026 do programa. Existe muita expectativa sobre um possível aumento no orçamento total destinado ao MDS para o financiamento dos repasses.

É importante destacar, primeiramente, que o Governo Federal ainda não divulgou oficialmente como será o Bolsa Família no ano que vem. Entretanto, existem estimativas preliminares que apontam um cenário de cronograma para recebimento.

Bolsa Família: Como será o calendário de janeiro de 2026?

Vale lembrar que a primeira etapa do calendário operacional do Bolsa Família é a verificação dos dados de todos os inscritos no Cadastro Único. A partir disso, o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social) realiza a montagem da folha de pagamento conforme o atual regulamento do programa.

Levando em consideração as datas aproximadas que foram praticadas nos últimos anos, uma previsão inicial é de que este primeiro processo seja concluído até o dia 9 de janeiro.

Já a segunda etapa, que é a divulgação dos dados através dos aplicativos e plataformas eletrônicas, deve acontecer a partir do dia 12 de janeiro.

Por fim, a tendência aponta para que o primeiro grupo de beneficiários receba o pagamento da parcela do Bolsa Família a partir do dia 19 de janeiro. Uma estimativa aponta o segunte fluxo de repasses:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 19 de janeiro Segunda-feira
2 20 de janeiro Terça-feira
3 21 de janeiro Quarta-feira
4 22 de janeiro Quinta-feira
5 23 de janeiro Sexta-feira
6 26 de janeiro Segunda-feira
7 27 de janeiro Terça-feira
8 28 de janeiro Quarta-feira
9 29 de janeiro Quinta-feira
0 30 de janeiro Sexta-feira

A projeção é de que todas as datas do calendário completo do Bolsa Família para o ano de 2026 sejam divulgadas oficialmente através do MDS ainda neste ano. Se a data estipulada for a mesma que foi usada em 2024, a divulgação deve acontecer no dia 21 de dezembro.

Expectativa para aumento do valor do Bolsa Família em 2026

A grande expectativa por parte dos beneficiários é que o Governo Federal realize reajustes nos valores pagos mensalmente, além do orçamento total do programa para o ano de 2026. Principalmente por se tratar de um ano eleitoral, onde historicamente a verba de programas sociais é aumentada.

É importante destacar que em 2025 não houve reajuste na parcela mensal e nos adicionais pagos para os dependentes. Por conta de uma redução orçamentária importante, o Bolsa Família aumentou o rigor nas fiscalizações e verificações dos cadastros.

Em 2024, o valor total do orçamento do programa foi de R$ 167 bilhões. Já em 2025, a quantia foi reduzida para aproximadamente R$ 160 bilhões.

A definição da quantia total do orçamento do Bolsa Família será feita após negociações do Governo Federal com os órgãos fiscalizadores e com o TCU (Tribunal de Contas da União). Ainda neste ano, por exemplo, houve polêmica sobre a definição da verba total do Pé-de-Meia, programa voltado para alunos da rede pública de ensino médio.

Ao longo de todo este ano, por exemplo, quase 2 milhões de famílias foram retiradas do programa por conta das novas regras praticadas, principalmente pela redução no limite de renda per capita mensal das famílias beneficiárias.