Mesmo com o calendário de julho ainda em andamento, boa parte dos beneficiários do Bolsa Família já está de olho na consulta do benefício no próximo mês.
Com pagamentos previstos entre 18 e 29/08, o Bolsa Família de agosto já tem data para abrir a consulta pelo CPF: a lista dos aprovados será liberada na terça-feira, dia 5.
A atualização da base de dados é feita após o processamento da folha de pagamento. A partir desta data, os mais de 20 milhões de beneficiários do programa de transferência de renda do Governo Federal podem acessar o Portal Cidadão Caixa, o aplicativo Bolsa Família ou o Caixa Tem para verificar o status do benefício.
Como consultar o Bolsa Família?
Para saber se o benefício de agosto está liberado, os cidadãos poderão acessar o site oficial https://cidadao.caixa.gov.br/, fazer login com CPF e senha (a mesma usada nos aplicativos Caixa Tem, Caixa Trabalhador e Bolsa Família) e conferir o extrato. A consulta também está disponível nos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem.
Além disso, é possível buscar atendimento pelo WhatsApp do Bolsa Família (+55 61 4042 1552) ou pela Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), no telefone 121. A Central de Atendimento da Caixa, no número 111, também oferece suporte.
Calendário Bolsa Família em agosto
O escalonamento dos pagamentos segue o número final do NIS, com início em 18 de agosto. Veja as datas completas:
- NIS 1: 18 de agosto
- NIS 2: 19 de agosto
- NIS 3: 20 de agosto
- NIS 4: 21 de agosto
- NIS 5 : 22 de agosto
- NIS 6: 25 de agosto
- NIS 7: 26 de agosto
- NIS 8: 27 de agosto
- NIS 9: 28 de agosto
- NIS 0: 29 de agosto
Como saber se fui aprovado no Bolsa Família
Quem ainda aguarda a aprovação do benefício pode acompanhar o andamento pelo aplicativo do Bolsa Família, no site ou aplicativo do Cadastro Único https://cadunico.dataprev.gov.br, além do Portal Cidadão Caixa e do aplicativo Caixa Tem.
Outro meio de acompanhamento é por meio da Central de Atendimento do MDS, no número 121, ou pelo WhatsApp Bolsa Família. A Central da Caixa, no número 111, também oferece informações sobre a situação cadastral, valores e eventuais bloqueios ou cancelamentos.
Os aprovados recebem uma carta de confirmação enviada pela Caixa para o endereço registrado no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, o cartão do Bolsa Família também será encaminhado ao mesmo endereço, reforçando a importância de manter os dados cadastrais atualizados para evitar atrasos ou problemas no recebimento.
Quanto tempo leva para o Bolsa Família ser aprovado?
Em média, o prazo para análise e aprovação de novos beneficiários varia de 30 a 45 dias após a inscrição no CadÚnico. Esse tempo pode mudar dependendo da demanda de pedidos e da atualização dos dados.
Por isso, quem está em processo de inclusão no programa deve acompanhar periodicamente sua situação pelos canais oficiais, evitando consultas em sites não autorizados.
Não quer perder nenhum concurso? Veja a lista de todos clicando em nossos links abaixo: