Mesmo com o calendário de julho ainda em andamento, boa parte dos beneficiários do Bolsa Família já está de olho na consulta do benefício no próximo mês.

Com pagamentos previstos entre 18 e 29/08, o Bolsa Família de agosto já tem data para abrir a consulta pelo CPF: a lista dos aprovados será liberada na terça-feira, dia 5.

A atualização da base de dados é feita após o processamento da folha de pagamento. A partir desta data, os mais de 20 milhões de beneficiários do programa de transferência de renda do Governo Federal podem acessar o Portal Cidadão Caixa, o aplicativo Bolsa Família ou o Caixa Tem para verificar o status do benefício.

Como consultar o Bolsa Família?

Para saber se o benefício de agosto está liberado, os cidadãos poderão acessar o site oficial https://cidadao.caixa.gov.br/, fazer login com CPF e senha (a mesma usada nos aplicativos Caixa Tem, Caixa Trabalhador e Bolsa Família) e conferir o extrato. A consulta também está disponível nos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem.

Além disso, é possível buscar atendimento pelo WhatsApp do Bolsa Família (+55 61 4042 1552) ou pela Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), no telefone 121. A Central de Atendimento da Caixa, no número 111, também oferece suporte.

Calendário Bolsa Família em agosto

O escalonamento dos pagamentos segue o número final do NIS, com início em 18 de agosto. Veja as datas completas:

  • NIS 1: 18 de agosto
  • NIS 2: 19 de agosto
  • NIS 3: 20 de agosto
  • NIS 4: 21 de agosto
  • NIS 5 : 22 de agosto
  • NIS 6: 25 de agosto
  • NIS 7: 26 de agosto
  • NIS 8: 27 de agosto
  • NIS 9: 28 de agosto
  • NIS 0: 29 de agosto

Como saber se fui aprovado no Bolsa Família

Quem ainda aguarda a aprovação do benefício pode acompanhar o andamento pelo aplicativo do Bolsa Família, no site ou aplicativo do Cadastro Único https://cadunico.dataprev.gov.br, além do Portal Cidadão Caixa e do aplicativo Caixa Tem.

Outro meio de acompanhamento é por meio da Central de Atendimento do MDS, no número 121, ou pelo WhatsApp Bolsa Família. A Central da Caixa, no número 111, também oferece informações sobre a situação cadastral, valores e eventuais bloqueios ou cancelamentos.

Os aprovados recebem uma carta de confirmação enviada pela Caixa para o endereço registrado no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, o cartão do Bolsa Família também será encaminhado ao mesmo endereço, reforçando a importância de manter os dados cadastrais atualizados para evitar atrasos ou problemas no recebimento.

Quanto tempo leva para o Bolsa Família ser aprovado?

Em média, o prazo para análise e aprovação de novos beneficiários varia de 30 a 45 dias após a inscrição no CadÚnico. Esse tempo pode mudar dependendo da demanda de pedidos e da atualização dos dados.

Por isso, quem está em processo de inclusão no programa deve acompanhar periodicamente sua situação pelos canais oficiais, evitando consultas em sites não autorizados.