Começa neste fim de semana o novo ciclo de pagamentos do Bolsa Família, maior programa de transferência de renda existente no Brasil. Até o dia 31/10, haverá o repasse, de forma escalonada, das parcelas de R$ 600 + adicionais para as 19 milhões de famílias aptas.

Inscritos no programa buscam agora saber quem terá o pagamento antecipado. Adiantamos que o grupo com NIS final 1 terá o pagamento dois dias antes do previsto - explicamos abaixo. Além desse grupo, moradores de quase 50 cidades novamente terão a parcela antecipada para o primeiro dia.

Bolsa Família: Quem recebe antecipado

Originalmente, o calendário de pagamentos do Bolsa Família para o mês de outubro está previsto para iniciar no dia 20/10. Entretanto, por conta de um movimento feito pela CAIXA, o repasse para a primeira parte dos beneficiários, aqueles com NIS final 1 já deve acontecer neste sábado, dia 18.

Isso acontece porque a CAIXA, responsável por gerenciar os pagamentos, costuma pagar, para quem tem o recebimento previsto para uma segunda-feira, já no sábado anterior. A medida tem como objetivo evitar filas nas agências bancárias e sobrecargas nos sistemas dos aplicativos. Neste mês, os seguintes beneficiários serão contemplados por esta medida:

  • NIS Final 1: 20 de outubro (Pagamento antecipado no dia 18)
  • NIS Final 6: 27 de outubro (Pagamento antecipado no dia 25)

Vale lembrar que esta não é uma regra oficial do Bolsa Família, ou seja, não consta no regulamento. Entretanto, por ser uma prática frequente, já é esperado pelos beneficiários todos os meses. Confira o calendário completo da próxima parcela do Bolsa Família:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 20 de outubro (antecipado para 18) Segunda-feira
2 21 de outubro Terça-feira
3 22 de outubro Quarta-feira
4 23 de outubro Quinta-feira
5 24 de outubro Sexta-feira
6 27 de outubro (antecipado para 25) Segunda-feira
7 28 de outubro Terça-feira
8 29 de outubro Quarta-feira
9 30 de outubro Quinta-feira
0 31 de outubro Sexta-feira

Além disso, outra situação importante que envolve a ordem dos pagamentos do Bolsa Família é a antecipação por conta de desastres naturais. Agora, mais de 30 cidades brasileiras foram incluídas na lista de municípios com a antecipação garantida para outubro, mas o Rio Grande do Sul ficou de fora.

Nesses locais autorizados, o pagamento da parcela do Bolsa Família é destinado para todos os beneficiários residentes, independentemente do NIS de cada beneficiário.

Esta autorização se dá após a confirmação do Governo Federal sobre os pedidos de situação de emergência ou calamidade pública. E os motivos são variados: Chuvas, enxurradas, vendavais, enchentes, seca e estiagem. Veja a lista de cidades que terão a antecipação para Outubro:

  • Acre (22): Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá, Porto Acre e Xapuri
  • Paraná (2): Arapuã e Ramilândia
  • Piauí (2): Anísio de Abreu e Pimenteiras;
  • Sergipe (4): Carira, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha e Tobias Barreto;
  • Amazonas (3): Barcelos, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro;
  • Roraima (6): Amajari, Alto Alegre, Boa Vista, Caracaraí, Iracema e Mucajaí;

As 497 cidades do Rio Grande do Sul não tiveram a confirmação do MDS de que terão a parcela antecipada e, portanto, devem ficar de fora da antecipação em Outubro.

Auxílio-Gás também será pago em outubro com antecipação

Além da parcela mensal do Bolsa Família, outro benefício social que será disponibilizado para famílias em condição de vulnerabilidade é o Auxílio-Gás. Em seu último ciclo dentro do atual regulamento, o programa irá disponibilizar R$ 108 na mesma data que está programado o recebimento do Bolsa Família, inclusive em caso de antecipação.

A definição do valor de cada parcela é feita através do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. A projeção é de que pelo menos 5 milhões de famílias sejam contempladas por este programa neste mês.

A partir do próximo ciclo, o "Vale-Gás" terá um novo formato, com novo nome e regras atualizadas, renomeado de Gás do Povo.