Se você trabalhou com carteira assinada em 2022 e recebeu até dois salários mínimos, pode ter direito de sacar até R$ 1.412,00 na CAIXA ou no Banco do Brasil. O pagamento do Abono Salarial 2024, chamado também de PIS/PASEP, já foi liberado para trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro.

O benefício, que é baseado no ano-base 2022, será creditado de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Só em fevereiro, o valor total liberado foi de R$ 1,77 bilhão.

A próxima liberação será no dia 15 de abril para os nascidos em março. Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na CAIXA terão o valor creditado automaticamente em sua conta bancária. Quem não tem conta na Caixa terá uma aberta automaticamente via Poupança Social Digital.

Calendário do PIS/PASEP 2024

A movimentação do dinheiro pode ser feita pelo CAIXA Tem. O saque poderá ser realizado ainda com o Cartão Social e senha, em terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e agências da CAIXA.

Confira o calendário completo do PIS/PASEP:

Calendário do PIS/PASEP em 2024 - Caixa
Calendário do PIS/PASEP em 2024 - Caixa

Quem recebe

O Abono Salarial é um benefício válido pela Lei n° 7.998/90, que prevê o pagamento de até um salário mínimo anual para trabalhadores que atendam aos requisitos estabelecidos.

O benefício é destinado a trabalhadores com, pelo menos, 5 anos de inscrição no PIS/PASEP e que tenham trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias em 2022, com remuneração média mensal de até 2 salários mínimos. Além disso, é necessário que as informações tenham sido corretamente informadas pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Consulta do PIS PASEP

Na CAIXA, o Abono Salarial é pago aos trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. A consulta pode ser feita por meio de:

  • Aplicativo Caixa Tem
  • Aplicativo Caixa Trabalhador
  • Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207
  • Central Alô Trabalho 158
  • Aplicativo da CTPS Digital

Já os servidores públicos, com inscrição no PASEP, recebem o benefício pelo Banco do Brasil. A consulta pode ser feita por meio do site do BB

Para informações sociais, identificação, concessão e valor do benefício, é recomendado buscar os canais de atendimento do MTE, como o Aplicativo Carteira de Trabalho Digital e o Portal Gov.br.