A Caixa Econômica Federal anunciou que a partir desta semana estará disponível a contratação de financiamento habitacional por meio do aplicativo "Habitação Caixa". De acordo com o banco, o cliente pode realizar todo o processo por meio do aplicativo, desde a simulação do financiamento até os últimos passos para a contratação do financiamento de imóvel. Caso haja algum problema, será possível ainda resolver pendências pelo próprio aplicativo.

App Habitação Caixa

Primeiramente, após acessar a Google Play ou App Store, baixar e instalar o aplicativo, o usuário pode realizar uma simulação de crédito para financiamento habitacional. Nessa etapa é possível alterar e ajustar os valores de entrada, as condições de pagamento, a duração e prazos para pagamentos, os juros aplicados, a forma de amortização das parcelas e até mesmo a prestação máxima que o cliente esteja disposto a pagar mensalmente.

Após a simulação, o usuário realiza o seu cadastro, informa os seus dados pessoais e alguns dados relacionados ao imóvel que pretende financiar. Durante o envio destas informações, alguns documentos já são solicitados e enviados, pelo próprio aplicativo. Ainda nesta etapa, o cliente já pode inclusive definir em qual agência o contato final será assinado.

A partir de então é possível realizar a consulta ao andamento do pedido no próprio aplicativo. Na plataforma é possível acompanhar se a proposta foi recebida, eventuais pendências de documentos e o resultado da avaliação de crédito.

Ainda, caso o cliente tenha solicitado, é possível acompanhar ainda a liberação dos recursos de sua conta vinculada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), caso tenha recursos utilizados como entrada para o financiamento.

Após a análise e aprovação do contrato de financiamento habitacional e validação dos dados enviados, o contrato de financiamento habitacional já estará disponível e deverá ser assinado na agência escolhida pelo cliente durante o envio das informações.

O aplicativo "Habitação Caixa" já encontra-se disponível nas versões Android e iOS e além da contratação e simulação do financiamento de imóvel, o aplicativo ainda oferece os serviços de emissão de boleto, alteração de dados do contrato, amortização do financiamento, inclusão de débito automático, liquidação antecipada, uso do FGTS para amortização do financiamento, declaração de quitação anual de débitos, demonstrativo de valores pagos e extrato para Imposto de Renda.