Um novo saque foi liberado pela Caixa. Trabalhadores que residem no município de Maceió, já podem solicitar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) por calamidade. Os valores estão disponíveis desde o dia 22 de julho, devido às fortes chuvas que ocorreram na cidade.

A solicitação pode ser feita até o dia 25 de agosto para aqueles moradores das áreas afetadas em Maceió-AL, de acordo com os endereços identificados pela Defesa Civil Municipal.

Contudo, para fazer a solicitação do saque é necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter feito nenhum saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo do saque calamidade do FGTS é de R$ 6.220.

Como fazer o saque FGTS por calamidade no App

A solicitação é feita pelo aplicativo FGTS, na opção "Meus Saques". Não é necessário se dirigir até uma agência da Caixa. Após a solicitação, o trabalhador deve indicar uma conta bancária de sua preferência para receber os valores.

O cidadão poderá optar pela própria Caixa Econômica, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira, sem nenhum custo.

Atualmente, já são 138 municípios dos estados listados abaixo que estão habilitados para o saque do FGTS por calamidade. São eles:


Neste link, você confere a relação completa dos municípios e os prazos para a solicitação.

Como solicitar o saque FGTS por calamidade

Para o cidadão que tem direito ao saque do FGTS por calamidade, veja a seguir o passo a passo:

  • Baixe o aplicativo FGTS em seu celular (disponível para Android e iOS), insira seus dados cadastrais, selecione a opção "Meus saques" e após "Outras situações de saque — Calamidade pública" — indicando sua cidade;
  • O trabalhador deverá encaminhar os seguintes documentos: foto do seu documento de identidade, comprovante de residência em seu nome (emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade pela Defesa Civil);
  • Selecione a opção para que o valor seja creditado em sua conta Caixa, Poupança Digital CAIXA Tem ou outro banco e envie a solicitação;
  • Caso a solicitação seja aprovada, o prazo para que o dinheiro caia na conta é de até cinco dias úteis.

Para mais informações, é possível entrar em contato pelo site da Caixa ou pelo telefone Fale Conosco 0800 726 0207.