Nesta terça-feira (30), a Caixa Econômica Federal paga o benefício do Auxílio Taxista para cerca de 31,8 mil trabalhadores da categoria. Este público foi incluído na segunda etapa do programa social.

Cerca de 245 mil motoristas já receberam as duas primeiras parcelas no dia 16 de agosto. O beneficiário pode agora movimentar seus valores através da poupança digital do aplicativo CAIXA Tem. A conta foi aberta automaticamente pelo Governo em nome do trabalhador.

Para consultar se recebeu, o beneficiário deve baixar o app Caixa Tem e fazer login no sistema da Caixa com seus dados pessoais.

Pagamento Auxílio Taxista

O benefício do Auxílio Taxista está previsto na Emenda Constitucional nº 123, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 14 de junho com o objetivo de ajudar os profissionais nos custos dos combustíveis após o aumento nos postos.

O valor destinado é de R$ 1 mil mensais, durante seis meses, a contar de agosto até dezembro de 2022. Neste mês, o trabalhador receberá o valor de R$ 2 mil referentes a duas parcelas do benefício de julho e agosto.

Veja abaixo o calendário completo do Auxílio Taxista:

Créditos: Divulgação/Caixa
Créditos: Divulgação/Caixa

Quem tem direito ao Auxílio Taxista

Pode receber o Auxílio Taxista os motoristas de táxis que estejam devidamente registrados nas prefeituras de suas cidades até 31 de maio de 2022, não titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo Poder Público Municipal ou Distrital, e que se enquadram nos critérios definidos pela Portaria MTP nº 2.162, de 27 de julho de 2022.

Auxílio-Caminhoneiro tem pagamentos no dia 6

Para a categoria dos caminhoneiros, a Caixa pagará a segunda parcela do benefício na próxima terça-feira (06). Os valores serão destinados para os motoristas incluídos na segunda etapa do programa que precisaram preencher uma autodeclaração de atividade.

O pagamento será feito para os trabalhadores autônomos de cargas que estejam ativos no RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), mesmo sem sem operações registradas e que fizeram a Autodeclaração da Termo de Registro do TAC até às 18h de segunda-feira (29). Para aqueles que perderam o prazo, estes receberão a partir da terceira parcela, sem direito aos valores retroativos.

Calendário de pagamento do Auxílio Caminhoneiro

Veja abaixo o calendário de pagamentos para os trabalhadores que fizeram a autodeclaração e as demais datas do Auxílio Caminhoneiro até o final do ano.

Créditos: Divulgação/Caixa
Créditos: Divulgação/Caixa