Mais de 21,9 milhões de brasileiros estão recebendo em 2023 a parcela de R$ 600 do Auxílio Brasil, rebatizado agora em março de Bolsa Família. O calendário do benefício recomeça no dia 20/03, quando abre a folha de pagamento de Março para os inscritos com NIS final 1.

A folha de Janeiro teve a inclusão de cerca de 300 mil famílias. Desde o ano passado, o governo tem tentado zerar a fila de espera do programa todos os meses. Do início do programa até o fim de 2022 foram aprovados em torno de 8 milhões de novos beneficiários.

Novas famílias serão contempladas

Mesmo com a entrada de novas famílias, o governo permanece com o cadastro aberto para receber o Auxílio Brasil. "As famílias podem sim continuar a se dirigir ao posto de cadastramento do Cadastro Único do seu município, aos Centros de Assistência Social (CRAS) e continuar fazendo a sua atualização ou seu novo cadastro pra que isso seja internalizado pelo corpo técnico do Ministério da Cidadania e serem concedidos novos benefícios a essas famílias", esclareceu o ministro da Cidadania.

O gestor da pasta comentou ainda sobre a nova versão do aplicativo do Cadastro Único que, entre outras funcionalidades, permite que a família realize o pré-cadastro inserindo algumas informações pelo celular e depois compareça a um posto do Cadúnico para finalizar o cadastro.

"Pretendemos incluir novas famílias, estamos identificando todas elas, lançamos o aplicativo do Cadastro Único onde essas famílias podem fazer o seu pré-cadastro por meio do app, facilitando a comunicação com o poder público e fazendo com que nós consigamos identificar a localidade dessas famílias e ter uma busca mais ativa". concluiu o ministro.

Inscrição no Cadúnico gera aprovação automática?

Assim como no antigo programa (Bolsa Família), o Cadastro Único do governo federal continua sendo a principal porta de entrada para programas sociais como o Auxílio Brasil.

Contudo, é preciso salientar que não basta somente a inscrição no Cadúnico para que o beneficiário seja aprovado no Auxílio Brasil. Após o cadastro ou a atualização do cadastro, a seleção da família ainda vai depender do espaço orçamentário no programa, da quantidade de famílias beneficiadas por município, entre outros critérios.

Aplicativo do Cadúnico oferece pré-cadastro e consulta aos benefícios recebidos pela família. Imagem: Márcio Bohrer/Ache Concursos.
Aplicativo do Cadúnico oferece pré-cadastro e consulta aos benefícios da família. Imagem: Márcio Bohrer/Ache Concursos.

Quanto tempo leva para ser aprovado?

O Ministério da Cidadania não estipula um prazo definitivo para que a família seja aprovada no Auxílio Brasil. Por isso, não é possível afirmar quanto tempo demora para a aprovação no programa após o cadastro no Cadúnico.

Por outro lado, o governo realiza todos os meses antes de processar uma nova folha de pagamento a checagem dos cadastros das famílias inscritas no Auxílio Brasil. Nesse processo, ocorre a saída de beneficiários que deixaram de cumprir as condicionalidades para seguir recebendo o benefício e a entrada de novas famílias nas "vagas" desocupadas.

Como saber se fui aprovado no Auxílio Brasil?

Sem uma estimativa de quanto tempo levará para a família entrar no programa, a única forma do Responsável Familiar acompanhar esse procedimento é fazendo a consulta pelo aplicativo do Cadúnico ou pelo app do Auxílio Brasil.

Além da consulta simples e completa, do pré-cadastro e atualização cadastral por confirmação, o app do Cadastro Único ainda permite que o cidadão acompanhe a situação dos auxílios recebidos pela família na aba Meus Benefícios.

Já o aplicativo do Auxílio Brasil permite a consulta pelo CPF para saber se a parcela do benefício está bloqueada ou liberada para saque, além de informar a situação do benefício e o pagamento de outros auxílios como o Vale Gás.