A Caixa Econômica Federal liberou para os clientes do banco a opção de desbloquear a conta no Caixa Tem nas lotéricas. O serviço, que antes só podia ser realizado nas agências bancárias, já está disponível desde 30 de abril. Agora, os usuários que tiveram a conta digital bloqueada e não conseguem ter acesso ao Auxílio Emergencial e outros benefícios pagos no Caixa Tem poderão fazer o desbloqueio do aplicativo em qualquer uma das 13 mil lotéricas espalhadas pelo país.

Os brasileiros que tiveram a conta no Caixa Tem bloqueada devem procurar uma lotérica ou agência bancária com:

  • Documento pessoal com foto (RG ou CNH, por exemplo);
  • Celular no qual está instalado o aplicativo Caixa Tem.

Diversos beneficiários do Auxílio Emergencial ficaram sem acesso ao dinheiro da 1ª parcela em abril por conta dos bloqueios de conta no app, motivo que gerou até filas nas agências.

A Caixa informou também que os usuários que vão utilizar o aplicativo Caixa Tem pela primeira vez também podem fazer a ativação da conta nas lotéricas. Após o desbloqueio, os beneficiários que já tiverem o saque liberado conforme o calendário de saque do Auxílio Emergencial já poderão fazer a retirada do dinheiro.

Conta bloqueada no Caixa Tem: por que acontece?

Nos primeiros meses de pagamento do auxílio emergencial no ano passado o banco permitia que o cidadão realizasse diversos cadastros no Caixa Tem utilizando o mesmo aparelho de celular.

Após o surgimento de fraudes em que hackers usavam dados de outros brasileiros para solicitar o benefício, a Caixa decidiu acabar com essa brecha na segurança e limitar o acesso a somente uma conta por aparelho telefônico. Ao longo das investigações, o banco chegou a bloquear cerca de 3 milhões de contas digitais no Caixa Tem que foram consideradas fraudulentas.

A solução encontrada pela Caixa foi elaborar um calendário de desbloqueio do Caixa Tem para que, nos casos mais graves, o cidadão comparecesse às agências para confirmar a sua identidade. Em situações mais simples o banco permitiu que a suspensão fosse revertida por meio do envio de documentos para o Whatsapp da Caixa. Após a comprovação de que o cadastro estava regular a instituição financeira liberava o acesso a conta em algumas horas.

Após o início dos pagamentos do auxílio 2021, a dificuldade que muitos usuários estão encontrando é nos casos em que houve a troca do número de telefone (chip) ou do aparelho de celular, visto que a conta digital do Caixa Tem está vinculada ao chip e aparelho em que foi realizado o primeiro acesso.

Nestes casos, a Caixa Econômica Federal reforça que é preciso comparecer a uma agência bancária, que funcionam das 8h às 13h, com CPF e outro documento oficial com foto em mãos. "Talvez esse seja o maior ponto em relação aos bloqueios: nós não permitimos um número grande de números de celular por CPF porque, no ano passado, identificamos isso como a principal fragilidade quanto a potenciais fraudes", explicou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Calendário da 2ª parcela

Assim como no primeiro pagamento, o governo decidiu antecipar também o calendário da 2ª parcela do auxílio. O início do depósito continuou marcado para 16 de maio, mas houve a antecipação do crédito da 2ª parcela em até 17 dias para alguns grupos. O crédito em conta do Ciclo 2 segue ainda até o dia 30 de maio.

Já o saque da 2ª parcela será liberado ainda neste mês, no dia 31, para os nascidos em janeiro. Pelo cronograma anterior, esse grupo só poderia sacar o benefício a partir de 08 de junho. Confira abaixo as novas datas para todos os grupos.

Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 16 de maio 31 de maio (antes 08 de junho)
Fevereiro 18 de maio (antes 19 de maio) 01 de junho (antes 10 de junho)
Março 19 de maio (antes 23 de maio) 02 de junho (antes 15 de junho)
Abril 20 de maio (antes 26 de maio) 04 de junho (antes 17 de junho)
Maio 21 de maio (antes 28 de maio) 08 de junho (antes 18 de junho)
Junho 22 de maio (antes 30 de maio) 09 de junho (antes 22 de junho)
Julho 23 de maio (antes 02 de junho) 10 de junho (antes 24 de junho)
Agosto 25 de maio (antes 06 de junho) 11 de junho (antes 29 de junho)
Setembro 26 de maio (antes 09 de junho) 14 de junho (antes 01 de julho)
Outubro 27 de maio (antes 11 de junho) 15 de junho (antes 02 de julho)
Novembro 28 de maio (antes 13 de junho) 16 de junho (antes 05 de julho)
Dezembro 30 de maio (antes 16 de junho) 17 de junho (antes 08 de julho)