Nesta semana, o Governo Federal, através do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social), iniciou oficialmente mais um ciclo do calendário operacional do programa Bolsa Família. Com a projeção de atender novamente mais de 20 milhões de famílias espalhadas por todo o país, o benefício terá, a partir do dia 19, o repasse de mais uma parcela.
Com a atualização do extrato de pagamentos do aplicativo oficial, que permite ao beneficiário consultar as informações atualizadas para saber se o pagamento da próxima parcela está autorizada ou não, por conta de pendências no Cadastro Único, beneficiários foram pegos de surpresa com a mensagem "não há benefícios para este CPF.
Mensalmente, o MDS avisa sobre qual é a data estipulada para que a atualização das informações seja realizada nas plataformas de consulta. Para este ciclo, por exemplo, o novo extrato está disponível para os beneficiários desde a última terça-feira (6).
Nos últimos dias, alguns beneficiários relataram, em redes sociais, problemas na atualização do aplicativo. Além das informações desatualizadas, alguns usuários reclamam que estão recebendo um aviso com o seguinte texto: "Não há benefícios para este CPF".
Este tipo de problema gerou grande dúvida nos beneficiários atendidos pelo programa sobre o recebimento da próxima parcela ou não. Oficialmente, o Governo Federal e o MDS não se pronunciaram sobre o ocorrido e consequentemente, também não foi informado um prazo para o conserto das informações.
Primeiramente, você deve atualizar o aplicativo e ter a versão mais recente instalada. Caso a mensagem persista, desinstale o app e instale-o novamente. Após desinstalar o app do Caixa Tem em seu celular, vá até a Play Store (Android) ou App Store (iOS) e:
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Pesquise por "Bolsa Família" (desenvolvedor: Caixa Econômica Federal).
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Toque no ícone do aplicativo.
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Toque em "Instalar" (se o botão for "Atualizar", é porque ele ainda está instalado ou desatualizado).
- Após reinstalar, será necessário fazer login novamente. Tenha em mãos:
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Número do CPF do responsável familiar,
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Senha da conta Caixa (ou use a opção "Esqueci a senha" para redefinir).
Se após isso ainda não houver uma solução, você vai precisar entrar em contato com a central de ajuda da Caixa ou do MDS:
- Disque Social Ouvidoria: Telefone nº 121
- Whatsapp do MDS: aqui para acessar
- Canal de atendimento do MDS no Telegram: aqui para acessar
Por fim, caso os canais listados acima não consigam disponibilizar as informações necessárias, o beneficiário pode também se dirigir pessoalmente a uma agência da Caixa ou ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e informar o problema. Com isso, o funcionário realizará a consulta do benefício diretamente no sistema e poderá informar sobre os dados atualizados.
Calendário em maio
De acordo com o cronograma original estabelecido pelo MDS, a próxima onda de pagamentos do Bolsa Família acontecerá entre os dias 19 e 30 de maio. A divisão das datas segue sendo de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários.
Confira o calendário completo abaixo:
Nº FINAL DO NIS | DATA DE PAGAMENTO | DIA DA SEMANA |
1 | 19 de maio | Segunda-feira |
2 | 20 de maio | Terça-feira |
3 | 21 de maio | Quarta-feira |
4 | 22 de maio | Quinta-feira |
5 | 23 de maio | Sexta-feira |
6 | 26 de maio | Segunda-feira |
7 | 27 de maio | Terça-feira |
8 | 28 de maio | Quarta-feira |
9 | 29 de maio | Quinta-feira |
0 | 30 de maio | Sexta-feira |
Em 2025, o Governo Federal disponibilizou para o MDS realizar os pagamentos do Bolsa Família o valor total de R$ 160 bilhões. A quantia é consideravelmente menor do que os R$ 169 bilhões repassados em 2024 através das parcelas mensais e dos adicionais.
Com o corte no orçamento anual do benefício, o Governo Federal e o MDS estão praticando um maior rigor nas verificações e fiscalizações dos cadastros. O objetivo principal é reduzir o número de fraudes e recebimentos irregulares, levando em consideração principalmente a categoria dos unipessoais, ou seja, que moram sozinhos nas suas residências.
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