Nesta semana, o Governo Federal, através do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social), iniciou oficialmente mais um ciclo do calendário operacional do programa Bolsa Família. Com a projeção de atender novamente mais de 20 milhões de famílias espalhadas por todo o país, o benefício terá, a partir do dia 19, o repasse de mais uma parcela.

Com a atualização do extrato de pagamentos do aplicativo oficial, que permite ao beneficiário consultar as informações atualizadas para saber se o pagamento da próxima parcela está autorizada ou não, por conta de pendências no Cadastro Único, beneficiários foram pegos de surpresa com a mensagem "não há benefícios para este CPF.

Mensalmente, o MDS avisa sobre qual é a data estipulada para que a atualização das informações seja realizada nas plataformas de consulta. Para este ciclo, por exemplo, o novo extrato está disponível para os beneficiários desde a última terça-feira (6).

Nos últimos dias, alguns beneficiários relataram, em redes sociais, problemas na atualização do aplicativo. Além das informações desatualizadas, alguns usuários reclamam que estão recebendo um aviso com o seguinte texto: "Não há benefícios para este CPF".

Este tipo de problema gerou grande dúvida nos beneficiários atendidos pelo programa sobre o recebimento da próxima parcela ou não. Oficialmente, o Governo Federal e o MDS não se pronunciaram sobre o ocorrido e consequentemente, também não foi informado um prazo para o conserto das informações.

Primeiramente, você deve atualizar o aplicativo e ter a versão mais recente instalada. Caso a mensagem persista, desinstale o app e instale-o novamente. Após desinstalar o app do Caixa Tem em seu celular, vá até a Play Store (Android) ou App Store (iOS) e:

  • Pesquise por "Bolsa Família" (desenvolvedor: Caixa Econômica Federal).

  • Toque no ícone do aplicativo.

  • Toque em "Instalar" (se o botão for "Atualizar", é porque ele ainda está instalado ou desatualizado).

  • Após reinstalar, será necessário fazer login novamente. Tenha em mãos:
  • Número do CPF do responsável familiar,

  • Senha da conta Caixa (ou use a opção "Esqueci a senha" para redefinir).

Se após isso ainda não houver uma solução, você vai precisar entrar em contato com a central de ajuda da Caixa ou do MDS:

Por fim, caso os canais listados acima não consigam disponibilizar as informações necessárias, o beneficiário pode também se dirigir pessoalmente a uma agência da Caixa ou ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e informar o problema. Com isso, o funcionário realizará a consulta do benefício diretamente no sistema e poderá informar sobre os dados atualizados.

Calendário em maio

De acordo com o cronograma original estabelecido pelo MDS, a próxima onda de pagamentos do Bolsa Família acontecerá entre os dias 19 e 30 de maio. A divisão das datas segue sendo de acordo com o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários.

Confira o calendário completo abaixo:

Nº FINAL DO NIS DATA DE PAGAMENTO DIA DA SEMANA
1 19 de maio Segunda-feira
2 20 de maio Terça-feira
3 21 de maio Quarta-feira
4 22 de maio Quinta-feira
5 23 de maio Sexta-feira
6 26 de maio Segunda-feira
7 27 de maio Terça-feira
8 28 de maio Quarta-feira
9 29 de maio Quinta-feira
0 30 de maio Sexta-feira

Em 2025, o Governo Federal disponibilizou para o MDS realizar os pagamentos do Bolsa Família o valor total de R$ 160 bilhões. A quantia é consideravelmente menor do que os R$ 169 bilhões repassados em 2024 através das parcelas mensais e dos adicionais.

Com o corte no orçamento anual do benefício, o Governo Federal e o MDS estão praticando um maior rigor nas verificações e fiscalizações dos cadastros. O objetivo principal é reduzir o número de fraudes e recebimentos irregulares, levando em consideração principalmente a categoria dos unipessoais, ou seja, que moram sozinhos nas suas residências.