O Bolsa Família é um programa de extrema importância para muitas famílias brasileiras, fornecendo suporte financeiro para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social.

No entanto, em alguns casos, o benefício pode ser bloqueado temporariamente, deixando os beneficiários preocupados com a situação.

Se você está aguardando o desbloqueio do seu Bolsa Família e deseja saber se ele já foi liberado, existem algumas formas de verificar essa informação.

Como saber se o Bolsa Família foi desbloqueado?

Whatsapp Bolsa Família: Uma das formas mais fáceis e rápidas de consultar a situação do seu benefício é por meio do Whatsapp do Bolsa Família. O canal oferece a possibilidade de conversar com operadores do MDS e tirar dúvidas a respeito de valores, bloqueios, cancelamentos e atualização cadastral.

  1. Entre em contato com o Whatsapp do Bolsa Família - +55 61 4042-1552
  2. Inicie a conversa e forneça os dados necessários (CPF ou NIS);
  3. O atendimento do MDS irá informar se o pagamento será antecipado para a sua cidade ou se seguirá o calendário original;

O horário de atendimento do Disque Social 121 no WhatsApp vai das 7:00 às 19:00 (atendimento humano) ou atendimento eletrônico durante 24h.

Portal Cidadão Caixa: O portal da Caixa reúne informações sobre diversos benefícios sociais, entre eles o Bolsa Família. Acessando o endereço https://cidadao.caixa.gov.br o beneficiários poderá consultar se o benefício está bloqueado ou liberado, o valor do próximo pagamento e as datas de depósitos.

Portal Cidadão Caixa mostra se o Bolsa Família foi desbloqueado
Portal Cidadão Caixa mostra se o Bolsa Família foi desbloqueado

Atendimento telefônico: Outra opção é entrar em contato com a Central de Atendimento do Bolsa Família pelo número 0800 707 2003. Ao ligar, tenha em mãos o seu NIS para informar ao atendente. Eles poderão verificar se o seu benefício foi desbloqueado e fornecer mais informações sobre o programa.

Comparecer ao CRAS: Se preferir uma abordagem mais pessoal, você pode comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência. Lá, os profissionais poderão verificar a situação do seu Bolsa Família e fornecer orientações sobre o desbloqueio. Lembre-se de levar documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e o NIS, para facilitar o atendimento.

Além dessas opções, também é possível verificar o bloqueio pelos canais online, como o aplicativo Caixa Tem, o aplicativo do Bolsa Família e o aplicativo do Cadastro Único.

Quanto tempo leva para desbloquear o benefício?

O desbloqueio do Bolsa Família pode levar um tempo variável, dependendo das circunstâncias individuais de cada caso. Normalmente, os benefícios bloqueados são liberados aproximadamente 30 dias após a regularização.

Durante esse processo, o beneficiário precisará apresentar a documentação exigida e assinar um termo que as informações fornecidas são verdadeiras. Após essa etapa, o Bolsa Família é desbloqueado automaticamente pela administração municipal.

Em casos de cancelamento, o retorno aos pagamentos do Bolsa Família pode levar até três meses (90 dias).