A Caixa Econômica Federal lançou oficialmente na última terça-feira, 11, o empréstimo do Auxílio Brasil pelo aplicativo Caixa Tem. O banco foi autorizado pelo governo a operar a modalidade de crédito consignado junto com outras 11 instituições financeiras - veja lista completa aqui.

No primeiro dia operando o empréstimo do Auxílio Brasil foram firmados cerca de 43 mil contratos, segundo informações da Caixa. O banco emprestou R$ 111,8 milhões aos beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que aguardavam pela liberação do crédito desde agosto.

Contudo, a liberação do dinheiro não foi fácil para uma grande parte dos usuários que desde a última terça têm apontado diversos erros no aplicativo do banco. Entre os erros mais comuns estão a dificuldade em acessar o contrato do empréstimo, aviso de que não foi possível concluir a solicitação e em alguns casos a opção de empréstimo sumiu do aplicativo.

Problemas afetam serviços no Caixa Tem

As dificuldades citadas acima são apenas alguns obstáculos que os usuários têm enfrentado. Além do consignado, a Caixa começou a liberar na última terça (11) a parcela de Outubro do Auxílio Brasil, o que fez com que o aplicativo recebesse uma quantidade maior de acessos do que o habitual.

Ao que tudo indica a instabilidade registrada no app nos últimos dias é causada pela sobrecarga dos acessos por parte do público que buscar movimentar os valores do Auxílio Brasil e contratar o consignado.

Mesmo com o dinheiro na conta muitos beneficiários não estão conseguindo movimentar os valores pois o serviço de Pix apresenta problemas inesperados ao final da transação. Em outros casos, há registros de usuários que permanecem por longos minutos na fila de espera para entrar no aplicativo e ao fazer o login o Caixa Tem avisa dá erro ao localizar a conta.

O próprio aplicativo recomenda que o usuário retome o acesso novamente em outro horário.

Caixa Tem deve estar atualizado

Outro detalhe que o beneficiário deve estar atento é que para solicitar o empréstimo consignado pelo aplicativo é preciso atualizar o cadastro no Caixa Tem. Assim, as famílias que recebem o benefício em conta Poupança Social Digital devem acessar a opção Atualize seu cadastro no aplicativo para obter uma Poupança Caixa Tem.

Beneficiário deve atualizar o cadastro no Caixa Tem para pedir empréstimo
Beneficiário deve atualizar o cadastro no Caixa Tem para pedir empréstimo

O banco ressalta que a atualização cadastral pode ser realizada apenas pelo aplicativo Caixa Tem e que o serviço não é oferecido nas agências bancárias.

Para atualizar o cadastro do Caixa Tem basta informar dados de endereço, renda e profissão. Também podem ser solicitados documentos de identificação (RG e CNH) para confirmar a identidade do usuário.

Empréstimo é liberado após atualização cadastral do Caixa Tem
Empréstimo é liberado após atualização cadastral do Caixa Tem

Caso apareça a mensagem pedindo para que o cliente procure uma agência a Caixa recomenda que tente fazer a atualização cadastral novamente em outro momento. Se o erro permanecer será necessário procurar uma agência da Caixa para finalizar a atualização.

Não tenho conta no Caixa Tem, como pedir o empréstimo?

O beneficiário que não recebe o Auxílio Brasil pelo Caixa Tem deve atualizar os dados cadastrais no Cadastro Único e aguardar a abertura da conta. Assim que a parcela do benefício cair na conta do aplicativo será possível solicitar o empréstimo.

Mantenha o Caixa Tem atualizado

Outra recomendação para evitar ou diminuir os erros no app é garantir que você possui instalado no celular a versão mais recente do Caixa Tem. A última versão foi lançada pela Caixa (v.1.67.3) em 12 de outubro de 2022. Para alguns usuários ao desinstalar e instalar novamente o aplicativo a opção de Empréstimo voltou a aparecer.

- Baixe o app Caixa Tem atualizado para celulares Android;

- Download do Caixa Tem atualizado para iPhone;

Quanto tempo demora para o empréstimo ser aprovado?

De acordo com a Portaria nº 816 que regulamenta o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o valor contratado pelo beneficiário estará disponível na conta em que é pago o benefício mensal no prazo máximo de dois dias úteis contados a partir da confirmação de averbação do contrato.

Alguns beneficiários que solicitaram o empréstimo pelo Caixa Tem receberam a informação de que a análise do pedido poderia levar 48 horas para ser concluída.

Contudo, a Caixa ressalta que durante o período de processamento da folha do benefício social o dinheiro pode levar até 15 dias corridos para ser creditado na conta, pois depende da confirmação sobre a margem disponível pelo convênio.