A Caixa Econômica Federal começou a liberar os pagamentos do Auxílio Brasil para 21,13 milhões de brasileiros nessa terça-feira (11). Após decisão do governo federal de antecipar o calendário do benefício em uma semana, o depósito dos R$ 600 que estava previsto para iniciar no dia 18/10 será realizado entre os dias 11 e 25 de outubro.

Quem recebe nesta terça-feira, 11, é o primeiro grupo do calendário - os inscritos com NIS final 1. Contudo, ao tentar sacar o dinheiro nas lotéricas os beneficiários se depararam com o sistema da Caixa fora do ar durante toda a manhã de hoje.

O problema abrange todos os serviços das casas lotéricas, impossibilitando o pagamento de contas e impedindo que os brasileiros façam uma "fézinha" nas loterias.

Na quarta-feira (12), por causa do feriado em celebração à Nossa Senhora Aparecida, as agências bancárias não abrirão e não haverá pagamento do Auxílio Brasil. O depósito do benefício retorna na quinta-feira, 13, para os inscritos com NIS final 2.

Calendário do Auxílio Brasil em outubro foi antecipado.
Calendário do Auxílio Brasil em outubro foi antecipado.

Além do cronograma do Auxílio Brasil, a Caixa informou também que está disponível a partir desta terça (11) o empréstimo consignado do Auxílio Brasil e para os beneficiários do BPC. Os integrantes dos programas sociais poderão contratar o crédito com juros de 3,45% ao mês e até 24 meses para pagar.

Normalmente, o início do pagamento do Auxílio Brasil não gera mais tantas filas como antes, já que as famílias podem movimentar os valores pelo Caixa Tem ou utilizar o dinheiro em outros estabelecimentos com o cartão do programa.

Contudo, desde ontem os usuários têm reclamado da instabilidade no aplicativo ao notar que serviços como o Pix estavam fora do ar.

Os problemas atingiram o aplicativo e o site do banco ao longo de toda a segunda-feira, batendo o pico de reclamação dos usuários por volta das 14h de ontem. Entre as reclamações, a maior parte (60%) era relacionada a dificuldades com o Pix, 24% sobre problemas com login no site da Caixa e 16% em outras operações.

A Caixa confirmou em nota que o internet banking passou por instabilidades na segunda-feira, mas que os problemas foram resolvidos ao longo da tarde. O banco negou problemas relacionados ao Pix, conforme apontado pelos usuários.

"A Caixa informa que o serviço de Pix no aplicativo Caixa Tem está operando em normalidade nesta segunda-feira. Por meio do internet banking, houve uma breve intermitência no início da tarde para envio de valores. O processo está em normalização para todos os clientes", informou a assessoria do banco.

Empréstimo sumiu do Caixa Tem

Nesta terça-feira (11), a Caixa começou a disponibilizar para alguns usuários a opção de contratar o consignado do Auxílio Brasil pelo aplicativo Caixa Tem. Entretanto, diversos usuários relataram problemas ao tentar finalizar a solicitação e até o final da manhã a opção de empréstimo havia sido retirada do aplicativo.

O banco ainda não se pronunciou sobre a liberação do consignado pelo app, mas ao que tudo indica o serviço ainda está em fase de implementação pelo banco e por isso foi retirado do ar temporariamente.

O aplicativo ainda não recebeu uma nova atualização de sistema desde o dia 16 de setembro, conforme indica a página oficial do app na Google Play Store.

Veja abaixo o relato de usuários que tentaram pedir o empréstimo do Auxílio Brasil pelo Caixa Tem: