A Caixa Econômica Federal inicia nesta terça-feira, 8, a liberação do saque do abono Pis/Pasep para os trabalhadores nascidos em janeiro. O primeiro grupo a receber o salário extra são as pessoas que trabalham com carteira assinada no setor privado. Os depósitos para esse público de 22 milhões de brasileiros serão liberados seguindo a ordem do mês de nascimento dos trabalhadores.

O abono salarial pago a partir de hoje é referente ao ano-base 2020, ou seja, para as pessoas que ao longo de 2020 trabalharam com carteira assinada pelo período de no mínimo 30 dias. Inicialmente o Pis/Pasep 2020 seria pago no ano passado, mas após alterar o calendário dos programas o governo federal decidiu empurrar os pagamentos para o início de 2022.

Quem recebe o Pis/Pasep hoje são os trabalhadores nascidos no mês de janeiro e que cumpriram todas as regras do programa no ano-base 2020. Ainda nesta semana a Caixa vai liberar mais um depósito, para os aniversariantes de fevereiro, na quinta-feira, 10.

Além destes dois grupos, a Caixa vai disponibilizar o abono Pis/Pasep antecipado para os trabalhadores que residem em municípios em situação de emergência afetados pelas chuvas nos estados da Bahia e Minas Gerais. Quem faz parte desse grupo não precisará esperar a data do seu mês de nascimento no calendário do Pis 2022, pois o benefício estará disponível para todos no dia 8 de fevereiro. Confira abaixo as cidades que terão o abono salarial antecipado.

Bahia
Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Minas Gerais
Águas Formosas, Bertópolis, Caraí, Carmo da Cachoeira, Engenheiro Caldas, Fronteira dos Vales, Ibirité, Itambacuri, Jacinto, Jampruca, Joaíma, Lagoa Formosa, Machacalis, Manhuaçu, Monte Formoso, Novo Cruzeiro, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Padre Paraíso, Palmópolis, Pescador, Resplendor, Rio do Prado, Salto da Divisa, Santa Helena de Minas, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Amparo, Santo Antônio do Jacinto, Teófilo Otoni, Umburatiba e Virgem da Lapa.

Veja as datas de pagamento do Pis nos meses de fevereiro e março:

Mês de nascimento Data de pagamento do Pis 2022
Janeiro 08 de fevereiro
Fevereiro 10 de fevereiro
Março 15 de fevereiro
Abril 17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho 24 de fevereiro
Julho 15 de março
Agosto 17 de março
Setembro 22 de março
Outubro 24 de março
Novembro 29 de março
Dezembro 31 de março

O calendário do abono Pasep pago para um milhão de servidores públicos pelo Banco do Brasil iniciará uma semana depois, com o primeiro depósito na próxima terça-feira, 15. Como nos anos anteriores, o cronograma vai liberar os valores conforme o número final da inscrição do funcionário público e a cada semana dois grupos poderão sacar o benefício.

Confira a tabela completa de pagamentos do Pasep pelo BB:

Número final da inscrição Data de pagamento do Pasep 2022
0 15 de fevereiro
1 15 de fevereiro
2 17 de fevereiro
3 17 de fevereiro
4 22 de fevereiro
5 24 de fevereiro
6 15 de março
7 17 de março
8 22 de março
9 24 de março

Como saber se tenho direito ao Pis/Pasep

O abono que começa a ser pago nesta terça-feira, 8, será devido aos 23 milhões de trabalhadores que durante o ano de 2020 trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias, estavam cadastrados no Pis/Pasep há 5 anos e receberam remuneração média mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.090,00) em 2020.

Outro requisito para ter direito ao abono Pis/Pasep é estar com as informações em dia na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), declaração que deve ser enviada pelo empregador. Caso haja algumas inconsistência nos dados informados o trabalhador pode ter o Pis não habilitado e ser impedido de sacar o benefício.

Existem algumas formas de fazer a consulta para saber se você irá receber o Pis/Pasep. Uma delas é acessando o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Ao fazer login com as informações do trabalhador o app irá informar se o seu abono salarial está habilitado, o número do seu PIS, o valor a que tem direito e a data em que o benefício será depositado na conta.

Para quem já possui conta poupança digital no Caixa Tem a consulta também pode ser feita pelo aplicativo. Além do saque sem cartão e do pagamento de contas, o Caixa Tem agora permite que o usuário faça a consulta ao número do NIS e acesse informações sobre o seu Pis.

Selecionando a opções "Abono Salarial" o trabalhador poderá conferir se o benefício está disponível, qual o valor a receber e a data em que o dinheiro será depositado.

O aplicativo Caixa Tem está disponível para celulares Android [baixe aqui] e para iPhone (iOS) [download aqui] e é recomendado que o usuário faça a atualização do app antes de acessá-lo para consultar o abono salarial.

Consulta do Pis/Pasep pelo CPF

Uma outra forma de consultar o pagamento do abono Pis/Pasep é acessando o aplicativo Caixa Trabalhador. O app do banco permite a consulta pelo CPF de informações sobre INSS, seguro-desemprego e abono salarial.

Disponível para smartphones Android [baixe aqui] e para iPhone (iOS) [link para download] o aplicativo do banco informa o calendário de pagamento do benefício e o valor que será recebido conforme a quantidade de meses trabalhados.