A Caixa Econômica Federal liberou a consulta de quem tem direito ao abono salarial Pis/Pasep e desde então muitos trabalhadores descobriram que não estão habilitados para receber o abono Pis em 2023. Vamos entender o que significa o Pis não habilitado e como solucionar o problema.

Existem alguns motivos pelos quais o trabalhador pode ser impedido de receber o abono Pis/Pasep: seja pela falta de cumprimento dos requisitos necessários para o saque ou pelo não envio da declaração RAIS por parte do empregador.

A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é um documento de controle da atividade trabalhista no país e seus dados coletados são necessários para atividades como controle dos registros do FGTS, dos Sistemas de Arrecadação e de Concessão e Benefícios Previdenciários, além de ser utilizado para identificar os trabalhadores que possuem direito ao abono salarial PIS/PASEP.

A partir de 2019, com a publicação da Portaria n.º 1.127, as empresas ficaram obrigadas a enviar a RAIS com informações dos trabalhadores por meio do eSocial. O prazo final para envio das declarações RAIS do ano-base 2021 foi até 30 de setembro de 2022, não sendo possível enviar declarações referente ao ano-base em questão após esse período.

Consulta do Pis pelo aplicativo

Em primeiro lugar, vamos falar das formas disponíveis para fazer a consulta do Pis/Pasep, pois é dessa forma que o trabalhador irá descobrir se o seu abono está habilitado ou não.

A primeira maneira de verificar as informações é via aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O app da CTPS digital oferece dados sobre os contratos de trabalho antigos e atuais, permite consultar a solicitação do seguro-desemprego e traz todas as informações sobre o pagamento do abono salarial.

Ao fazer login no aplicativo o trabalhador poderá consultar o valor que tem a receber do benefício, o número do seu Pis ou Pasep e a data em que o dinheiro será depositado (veja na imagem abaixo).

Consulta na CTPS Digital mostra se o Pis/Pasep está habilitado para saque. Imagem: Ache Concursos.
Consulta na CTPS Digital mostra se o Pis/Pasep está habilitado para saque. Imagem: Ache Concursos.

Outra forma de fazer a consulta do abono salarial é por meio do aplicativo Caixa Trabalhador. O app disponibilizado pelo banco permite conferir o calendário de pagamento do benefício e ainda simular o valor do abono a receber conforme a quantidade de meses trabalhados com carteira assinada.

O app Caixa Trabalhador está disponível para celulares Android [veja aqui] e também para iPhones (iOS) [baixe aqui].

Por fim, quem não possui acesso aos aplicativos ou simplesmente prefere receber as informações via telefone pode ligar para o número 158 do Ministério do Trabalho ou pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão no número 0800 726 0207.

Como habilitar o Pis/Pasep 2023

Infelizmente essa é uma tarefa que não pode ser feita pelo trabalhador. Por outro lado, existem formas de solucionar o problema do Pis/Pasep não habilitado. Primeiro o trabalhador deve consultar no portal do governo para saber se o empregador enviou as declarações necessárias dentro do prazo.

A consulta aos dados de entrega da declaração RAIS ano-base 2020 está disponível no endereço eletrônico https://www.rais.gov.br/sitio/consulta_trabalhador_identificacao.jsf.

Caso esteja tudo correto, o trabalhador deverá buscar esclarecimento sobre sua situação pelo telefone 158 (Alô Trabalho) ou então em alguma agência do Ministério do Trabalho e Previdência.

Critérios para receber o abono Pis/Pasep

Como informamos acima, outro motivo que impossibilita o trabalhador de receber o abono salarial em 2023 é o não cumprimento das regras estabelecidas em lei. Para ter direito ao abono salarial é necessário se enquadrar em todos os itens abaixo:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2021);
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O trabalhador deve ficar de olho pois nem todas as categorias estão aptas a receber o abono salarial Pis/Pasep. Veja quem não tem direito ao benefício:

  • Trabalhadores urbanos vinculados a empregador Pessoa Física;
  • Trabalhadores rurais vinculados a empregador Pessoa Física;
  • Diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS;
  • Empregados domésticos;
  • Menores aprendizes.

Calendário de pagamento do Pis 2023

O abono Pis começou a ser depositado a partir de 15 de fevereiro para mais de 24 milhões de trabalhadores. A Caixa Econômica Federal, agente pagador do benefício Pis, divulgou o calendário de depósitos que vai seguir a ordem do mês de nascimento, assim como nos anos anteriores.

Em 2023, o pagamento do Pis será efetuado entre fevereiro e julho, contemplando todos os grupos até 17/07. O prazo máximo para saque do dinheiro vai até 28 de dezembro de 2023. Veja a tabela:

Calendário abono Pis 2023
Nascidos em Recebem em
Janeiro 15 de fevereiro de 2023
Fevereiro 15 de fevereiro de 2023
Março 15 de março de 2023
Abril 15 de março de 2023
Maio 17 de abril de 2023
Junho 17 de abril de 2023
Julho 15 de maio de 2023
Agosto 15 de maio de 2023
Setembro 15 de junho de 2023
Outubro 15 de junho de 2023
Novembro 17 de julho de 2023
Dezembro 17 de julho de 2023

Depositado pelo Banco do Brasil, o abono Pasep para os servidores públicos será pago a partir de 15 de fevereiro. Confira as datas completas:

Número final da inscrição Calendário do Pasep 2023
0 15 de fevereiro
1 15 de março
2 17 de abril
3 17 de abril
4 15 de maio
5 15 de maio
6 15 de junho
7 15 de junho
8 17 de julho
9 17 de julho