O governo federal anunciou que os povos indígenas, como os Yanomamis, terão preferência no saque do Bolsa Família. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, assinou junto à presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, um protocolo para que sejam instaladas duas agências da Caixa e uma Casa Lotérica para que os povos originários do Amazonas e Roraima tenham um atendimento especializado.

A cerimônia foi realizada em Brasília e contou com a presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Fazenda, Fernando Haddad, e da deputada federal Érika Kokay. Com isso, a bancarização dos indígenas tem como objetivo melhorar a qualidade de atendimento para essa população. A ação contará ainda com a presença de tradutores, pois as comunidades têm diversos idiomas diferentes falados.

Calendário do Bolsa Família alterado a partir de março

Outra novidade divulgada na ocasião conta com a mudança da regra de cronograma de pagamento do novo Bolsa Família para estes povos indígenas. Atualmente, os pagamentos para eles seguem a escala do público em geral, no qual é repassado de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).

"Os indígenas chegam e esperam dias, em locais às vezes inadequados e a custo elevado. Então, vamos criar uma regra que permita, com antecipação de recursos para a Caixa, um planejamento, a partir de cada unidade, de cada agência, esse pagamento", ressaltou o ministro.

Atendimentos da Caixa para os povos originários

A partir da próxima quinta-feira (09), o caminhão da Caixa, que dispõe dos mesmos serviços de uma agência bancária, porém de forma itinerante, começará a atuar a partir de Bonfim.

Já nos próximos dez dias seguintes, a unidade móvel percorrerá os municípios de Normandia, Amajari e Mucajaí, todos em Roraima.

"A gente viabiliza as condições de uma aproximação maior. Claro, temos que fazer grande investimento, principalmente em comunicação, levar torres de energia solar, para viabilizar mais pontos de atendimento. Mas, já temos a perspectiva que as populações indígenas e ribeirinhas tenham esse deslocamento da Caixa para mais próximos de onde eles estão, para garantir uma condição mais humana, mais adequada", destacou Wellington Dias.

Em março, a previsão é que o município de Bonfim receba uma agência do banco. A segunda unidade da Caixa e uma nova Casa Lotérica ficarão instaladas em São Gabriel da Cachoeira (AM) até junho. Com isso, as ações deverão beneficiar 10 mil famílias indígenas de sete municípios de Roraima e outras 20 mil de oito municípios amazonenses.

Novidade do cartão de Débito

Para quem já recebe os repasses dos programas sociais do Governo Federal, também haverá novidades. Isso porque Serrano anunciou que a instituição irá disponibilizar novos cartões de débito para os beneficiários. Hoje, os cartões contam apenas com a função de saque.

"Vamos dar 50 mil cartões de débito para os beneficiários dessa região, para os povos originários, para poder facilitar o atendimento", afirmou a presidente da Caixa, se referindo às comunidades do Amazonas e de Roraima.

Os cartões também devem chegar para aqueles cidadãos que são atendidos pelo Seguro Defeso. "São 220 mil cartões para os atendidos pelo Seguro Defeso esse mês, até chegar o novo cartão do Bolsa Família", completou.

Os cartões serão emitidos pela Caixa e disponibilizados gratuitamente para os beneficiários, para esse público e para os povos indígenas. Mais adiante, a tecnologia também contemplará o novo Bolsa Família, que será substituído de forma gradativa.

"A modificação para se chegar rapidamente aos Yanomamis e outras comunidades, o cartão com chip, dá a alternativa de se dirigir a uma unidade da Caixa, ou credenciada, sendo possível fazer o pagamento no modelo débito", acrescentou Wellington Dias.

O Bolsa Família de fevereiro começa já no dia 13/02 pelos inscritos com NIS final 1. Confira o calendário.

Calendário do Bolsa Família

Calendário do Bolsa Família
Calendário do Bolsa Família

O governo federal já divulgou as datas de pagamento para beneficiários do Bolsa Família em 2024. Para saber o dia em que o benefício cai na conta bancária, a família deve verificar o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão. Sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês, a Caixa fará os pagamentos, um dia para cada NIS correspondente.