O presidente da República Jair Bolsonaro não descarta uma nova prorrogação do Auxílio Emergencial. Segundo fontes próximas ao chefe do Executivo, ouvidas pelo Valor Econômico, Bolsonaro não é contrário à renovação do benefício desde que haja espaço destinado no orçamento. Para não acabar com o planejamento feito pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, flexibilizando o teto de gastos para pagar o auxílio, a saída seria a aprovação de uma PEC Emergencial.

Apresentada em novembro de 2019, a Proposta de Emenda à Constituição 186/19 - PEC Emergencial - prevê a criação de "gatilhos", medidas permanentes e emergenciais de controle do crescimento das despesas obrigatórias e de reequilíbrio fiscal. A PEC propõe a redução de gastos púlbicos por meio de ações como a redução salarial de servidores públicos, a suspensão de concursos e até mesmo o fim de municípios que não puderem se sustentar financeiramente. Atualmente, a PEC Emergencial tramita no Senado, onde aguarda a apresentação de relatório para votação. O relator da matéria, senador Márcio Bittar (MDB-AC) deve apresentar o texto ainda em fevereiro, quando os parlamentares voltam do recesso.

Prorrogação do auxílio é defendida na Câmara

A continuação do pagamento do Auxílio Emergencial também foi defendida pelo deputado Arthur Lira (PP-AL), que concorre à presidência da Câmara. O candidato, que conta com o apoio de Bolsonaro, manifestou posição parecida com a do Presidente ao declarar que uma nova prorrogação do Auxílio seria possível se estivesse dentro do Orçamento para 2021. Segundo o parlamentar, dependendo do valor e do número de parcelas, o governo federal poderia estender o pagamento do benefício por mais alguns meses.

"Penso que, com Orçamento [aprovado], dependendo do valor e do prazo [do benefício] e respeitando o teto de gastos, tenhamos possibilidade de fazer um auxílio, até que se vote um novo programa permanente [de renda mínima, como o Bolsa Família]", disse o parlamentar.

Segundo ele, uma nova prorrogação garantiria assistência aos brasileiros em situação de vulnerabilidade social após o fim do Auxílio e daria tempo ao governo para aprovar um novo programa de transferência de renda, medida que também depende da aprovação da PEC Emergencial.

Já o seu oponente na disputa à presidência da Câmara, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), declarou que cabe ao ministro da Economia apresentar um projeto que prorrogue o Auxílio Emergencial sem furar o teto de gastos. Para ele, a manifestação de Lira quanto à prorrogação demonstra que o governo federal não descarta totalmente a possibilidade de prorrogação. "Quando Lira vem e copia o que eu falo, não acredito que ele tenha feito isso sem um comando do Palácio", disse Baleia Rossi.

Auxílio termina nesta semana

A última semana de janeiro traz a liberação dos últimos saques e trasferências do Auxílio Emergencial. Após o fim dos pagamentos em dezembro do ano passado, os milhões de beneficiários ainda aguardavam as datas de liberação do dinheiro, conforme o calendário divulgado pelo Ministério da Cidadania.

O calendário do Auxílio Emergencial em janeiro prevê os saques das parcelas pagas nos Ciclos 5 e 6, entre os meses de novembro e dezembro. Nesta segunda-feira, 25 de janeiro, quem pode sacar o dinheiro da conta poupança digital são os nascidos em novembro. Na próxima quarta, 27, chega a vez dos aniversariantes de dezembro realizarem o saque do benefício, fechando assim o calendário do Auxílio. Confira o calendário completo:

Ciclos 5 e 6
Mês de nascimento Crédito em conta Saque e transferência
Janeiro 13 de dezembro 19 de dezembro
Fevereiro 13 de dezembro 19 de dezembro
Março 14 de dezembro 04 de janeiro
Abril 16 de dezembro 06 de janeiro
Maio 17 de dezembro 11 de janeiro
Junho 18 de dezembro 13 de janeiro
Julho 20 de dezembro 15 de janeiro
Agosto 20 de dezembro 18 de janeiro
Setembro 21 de dezembro 20 de janeiro
Outubro 23 de dezembro 22 de janeiro
Novembro 28 de dezembro 25 de janeiro
Dezembro 29 de dezembro 27 de janeiro

Para fazer o saque em um caixa eletrônico o aplicativo necessário é o App CAIXA Tem, onde o cidadão deve selecionar a opção "saque sem cartão" e "gerar código de saque". Após inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular (que tem validade de uma hora) é só digitar o código nos caixas eletrônicos da Caixa para pegar o valor.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias