O governo fará em março a liberação de novos saques do abono Pis/Pasep para trabalhadores brasileiros. São cerca de 23 milhões de pessoas que vão receber até um salário mínimo de 'bonificação' para quem teve carteira assinada em 2020.

Para ter direito ao abono em 2022, o trabalhador deve ainda estar cadastrado no Pis/Pasep há pelo menos 5 anos e ter recebido remuneração média mensal de até 2 salários mínimos em 2020. Além disso, o empregador deve ter feito as contribuições de forma correta para que o empregado receba o benefício. A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), declaração que deve ser enviada pelo empregador se tiver alguma inconsistência nos dados pode resultar em Pis não habilitado e impedir o beneficiário de sacar os valores.

Os pagamentos serão liberados seguindo a ordem do mês de nascimento dos trabalhadores para aqueles que recebem o PIS - no decorrer de março serão liberados os valores para quem nasceu de julho a dezembro. Já o PASEP para servidores públicos obedece o número final de inscrição e em março receberão aqueles com número final de 6 a 9.

Como consultar o PIS pelo CPF?

A consulta ao abono Pis/Pasep pode ser feita de várias maneiras. Uma delas é pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Quando anunciou os novos pagamentos, o governo federal liberou a consulta dos beneficiários por meio da nova CTPS digital.

Pela CTPS Digital o trabalhador pode consultar as informações pelo CPF de todos os contratos de trabalho (antigos e atual), como o período trabalhado, a média salarial, anotações de férias e o número do Pis/Pasep.

O download do aplicativo pode ser feito por meio das plataformas na versão Android; e versão IOS para iPhone.

Outra forma de consulta é pelo site do Ministério da Economia, com uma conta Gov.br em https://servicos.mte.gov.br/#/trabalhador

No app existe uma aba chamada "Benefícios", onde constam informações sobre o abono salarial, benefício emergencial e seguro-desemprego.

Caso o trabalhador não possua celular smartphone para baixar o app, pode acessar a Carteira de Trabalho Digital pela internet, acessando o site https://servicos.mte.gov.br/ e fazendo login com o seu cadastro na conta gov.br

Ainda, há forma de consultar por telefone no número 158.

Calendário do PIS/PASEP

Veja quem recebe o Pis/Pasep nos próximos dias, desde que atenda todas as regras do programa.

Confira as datas de pagamento do PIS:

Mês de nascimento Data de pagamento do Pis 2022
Janeiro 08 de fevereiro
Fevereiro 10 de fevereiro
Março 15 de fevereiro
Abril 17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho 24 de fevereiro
Julho 15 de março
Agosto 17 de março
Setembro 22 de março
Outubro 24 de março
Novembro 29 de março
Dezembro 31 de março

O PASEP é liberado conforme o número final da inscrição do funcionário público e a cada semana dois grupos poderão sacar o benefício. A consulta do PASEP pode ser feita ainda pelo site do BB.

Confira a tabela completa de pagamentos do Pasep pelo BB:

Número final da inscrição Data de pagamento do Pasep 2022
0 15 de fevereiro
1 15 de fevereiro
2 17 de fevereiro
3 17 de fevereiro
4 22 de fevereiro
5 24 de fevereiro
6 15 de março
7 17 de março
8 22 de março
9 24 de março