A Caixa deposita nesta quarta de 11 de maio uma nova rodada do saque extraordinário do FGTS liberado pelo governo. O valor limitado em até R$ 1.000 por pessoa para quem tem saldo na conta será depositado entre abril e junho deste ano.

Para quem tem conta na Caixa, o valor será depositado na própria conta do beneficiário. Mas quem não é correntista da Caixa está se perguntando: para onde vai esse dinheiro? Como faço para sacar? É o que vamos te explicar.

Antes de mais nada, o beneficiário que tem saldo no FGTS precisa baixar o app FGTS da Caixa para ter acesso aos valores e aos extratos de pagamentos. Ali, você saberá quanto irá receber e quando. Não é necessário procurar uma agência, todos os procedimentos podem ser feitos por meio de aplicativos desenvolvidos pela Caixa Econômica.

Outra informação importante é que quem recusou o saque emergencial de R$ 1.045 liberado no ano de 2020 talvez não receba o FGTS extraordinário automaticamente agora em 2022 e precisará pedir os valores no app FGTS no item "Saque Extraordinário do FGTS" que aparece no app selecionando a opção 'Solicitar Saque'.

Onde cai o valor do FGTS emergencial

Após a solicitação do saque no app do FGTS, o trabalhador terá o dinheiro creditado num outro aplicativo, o Caixa Tem.

Com o anúncio de que uma nova rodada de saques emergenciais do FGTS seria autorizada, a Caixa informou que os trabalhadores aptos a receber teriam o dinheiro creditado de forma automática numa poupança social digital.

Para quem não é correntista do banco e não utilizou nenhum serviço da Caixa até aqui, este deverá baixar o aplicativo Caixa Tem. O banco informou que fará a abertura de uma nova conta digital que poderá ser acessada pelo app com dados de login e senha criados pelo usuário com as informações pessoais cadastradas.

Já aqueles que já receberam benefícios sociais pelo Caixa Tem em ocasiões anteriores, como o Auxílio Emergencial ou o abono Pis/Pasep, o FGTS extraordinário será depositado na mesma conta.

- veja mais sobre o FGTS no Caixa Tem


Após a solicitação, o trabalhador terá que aguardar alguns dias até que seja realizado o processamento das informações e da solicitação do saque e, por isso, existe a possibilidade do dinheiro ser creditado alguns dias após o prazo definido no calendário.

Quem não quiser receber o valor e deseja deixar o saldo na conta do FGTS, não precisa fazer nada. Com prazo para saque até 15 de dezembro, quem não movimentar o dinheiro terá o mesmo devolvido à sua conta de origem.

Calendário do FGTS em maio

Para o mês de maio, serão sete saques liberados entre os dias 04 e 28/05. Nesta quarta (11) os nascidos em abril recebem. Os depósitos são realizados sempre às quartas-feiras e aos sábados, conforme a ordem definida no calendário do FGTS emergencial.

A consulta completa ao saque extraordinário está disponível no aplicativo oficial do FGTS, disponível para celulares Android e iOS.

Ali no app o trabalhador pode ver o valor para saque, a data em que o dinheiro será liberado e os dados da conta em que a Caixa fará o depósito, além de poder solicitar o cancelamento do crédito automático caso não deseje sacar os valores.

Veja o calendário completo do FGTS extraordinário 2022:

Calendário do saque extraordinário FGTS 2022
Mês de nascimento Data do depósito
Janeiro 20 de abril
Fevereiro 30 de abril
Março 04 de maio
Abril 11 de maio
Maio 14 de maio
Junho 18 de maio
Julho 21 de maio
Agosto 25 de maio
Setembro 28 de maio
Outubro 01 de junho
Novembro 08 de junho
Dezembro 15 de junho