Os valores do FGTS Extraordinário ainda estão disponíveis para saque. São cerca de 12 milhões de trabalhadores que ainda não sacaram o crédito do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). No total, são aproximadamente R$ 8 bilhões esperando pelo resgate.

Vale lembrar que o valor pago para cada trabalhador é de até R$ 1 mil, somando o saldo disponível de todas as contas do FGTS. O calendário teve início no dia 20 de abril deste ano e foi estabelecido conforme o mês de nascimento do cidadão.

Quem tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS?

Pode sacar os valores do FGTS Extraordinário, o trabalhador com saldo positivo em suas contas do FGTS.

Se o titular tiver mais de uma conta, a ordem de saque é a seguinte: primeiro, as contas com contratos de trabalho extintos (iniciando com a que tiver menor valor de saldo); depois, as outras contas vinculadas (também iniciando com a conta que tiver menor saldo).

Os saldos bloqueados na conta do FGTS não poderão ser sacados, como por exemplo, aquelas com garantia de operações de crédito de antecipação do Saque-Aniversário.

Até quando é possível sacar o FGTS Extraordinário?

O saque do FGTS Extraordinário estará disponível até dia 15 de dezembro. Ele é feito em apenas uma vez, não podendo repetir a modalidade.

O crédito é feito na Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal, em nome do cidadão.

Se os valores não caírem de forma automática na conta, é necessário solicitar ao banco a liberação dos recursos. Pelo aplicativo Caixa Tem, é possível realizar pagamento de contas, pagamento de compras através do cartão de débito virtual, além de compras em estabelecimentos, utilizando o QR Code nas maquininhas.

Também é possível transferir os valores para outras contas, através do Pix, ou então realizar o saque em dinheiro nos caixas eletrônicos da Caixa e nas casas lotéricas.

É obrigatório sacar o FGTS Extraordinário?

Não. Se o trabalhador não quiser retirar os valores do FGTS Extraordinário, basta indicar no aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS, que não deseja. Também é possível ir até uma agência da Caixa e informar que não quer receber o crédito.

Se o dinheiro cair na conta mesmo assim, é possível desfazê-lo, através dos mesmos canais de atendimento, até dia 10 de novembro deste ano.

Caso o crédito caia na Poupança Social Digital do trabalhador e essa conta não for movimentada até 15 de dezembro de 2022, os recursos retornarão para conta do FGTS, devidamente corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador.