Na última segunda-feira (20), o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que o governo vai antecipar o pagamento do Bolsa Família para um grupo de beneficiários. Estamos falando das famílias atingidas pelas chuvas no litoral de São Paulo (SP).

Essas famílias devem receber o pagamento unificado numa mesma data, independentemente do final do NIS - Números de Identificação Social. De acordo com o ministro, "Para facilitar para as famílias, o pagamento de março será unificado, feito no dia 20 para todas as famílias dos municípios atingidos e com decreto de emergência e calamidade".

Abaixo, confira todos os detalhes, e quais cidades devem ter o pagamento do Bolsa Família antecipado em março.

Quais cidades devem ter o pagamento do Bolsa Família antecipado?

No momento, 6 cidades estão com um decreto de calamidade pública vigente. Diante disso, o ministério está em contato direto com os municípios que decretaram emergência ou calamidade. Além disso, está realizando procedimentos para fazer o pagamento do Bolsa Família com flexibilidade.

Até o presente momento, o governo federal anunciou o reconhecimento de calamidade pública em 6 municípios de São Paulo. São eles:

  • Guarujá;
  • Bertioga;
  • Caraguatatuba;
  • Ilhabela;
  • São Sebastião;
  • Ubatuba.

Na sua conta no Twitter, Wellington Dias anunciou a antecipação do benefício social. Confira a seguir:

https://twitter.com/wdiaspi/status/1627758818040897544?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1627758818040897544%7Ctwgr%5Ebe8426054db3712476d9512ba1398dbb276e2409%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fpt.org.br%2Ftragedia-no-litoral-de-sp-veja-as-principais-acoes-adotadas-pelo-governo-federal%2F

Força-tarefa para ajudar a região

Diante da tragédia, o governo federal criou uma força-tarefa que envolve vários ministérios. O objetivo é um só: prestar ações de emergência à população prejudicada pelas fortes chuvas no litoral norte de São Paulo.

De acordo com o ministro Dias, "Acertei agora com o brigadeiro Heraldo para viabilizar aeronave para o transporte, da capital São Paulo para São Sebastião e região, de alimentos, colchões, lençóis, fraldas e água potável, adquiridos em parceria entre o MDS e a Central Única das Favelas (CUFA)".

Ademais, vale ressaltar que além de antecipar o pagamento do Bolsa Família, o presidente Lula (PT) sobrevoou as áreas atingidas. Por fim, em São Sebastião, o presidente se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e com o prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB).

O que aconteceu no litoral de São Paulo?

No último final de semana, o litoral norte de São Paulo enfrentou fortes chuvas, que iniciaram na sexta-feira (17). Ao longo do sábado (18) e domingo (19), elas foram se intensificando.

Diante disso, o temporal alcançou o maior volume acumulado no país, em um período de 24 horas. Ao todo, choveu 682 milímetros. Com todo esse volume de chuva, ocorreram vários deslizamentos de encostas, alagamentos, e bairros isolados por conta da interdição de vias de acesso.

Até a manhã desta quarta-feira (22), o número de mortos chegou a 48, e há mais de 2 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.