Mais de 22 milhões de brasileiros vão receber o abono salarial Pis Pasep em 2023. O benefício, pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores e pelo Banco do Brasil aos servidores públicos, terá valor máximo de R$ 1.302 neste ano, conforme o salário mínimo 2023.

O calendário já foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e o primeiro depósito ocorreu no dia 15 de fevereiro para os nascidos em janeiro e fevereiro e para os servidores com inscrição final 0 - veja calendário completo no fim da notícia.

Porém, desde que foi aberta a consulta do Pis 2023 alguns trabalhadores encontraram erros vinculados a impedimentos de elos Pis Pasep, impossibilitando o recebimento dos valores. Vamos explicar neste post o que significa esse erro e o que fazer para resolver.

Elos Pis Pasep: o que significa?

De acordo com a Dataprev, que realiza o reprocessamento do abono salarial, o erro de impedimentos do elo Pis/Pasep está vinculado à existência de mais de uma inscrição no Pis ou Pasep, ou seja, por divergências nas informações enviadas pela empresa por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou pelo e-Social.

Estes impedimentos ocorrem quando as informações dos vínculos chegam a partir de fontes diferentes e com dados divergentes. O sistema então, por padrão, identifica uma correlação entre esses dados e aponta a divergência para análise, uma vez que isso impacta diretamente no reconhecimento do direito ou no valor a ser recebido pelo trabalhador, explicou o órgão.

A Dataprev estima que mais de 2,7 milhões de trabalhadores ainda possam receber o abono Pis/Pasep do ano-base 2021 após esse novo reprocessamento.

Dataprev faz novo processamento do abono salarial para incluir 2,7 milhões de trabalhadores. Imagem: Ache Concursos
Dataprev faz novo processamento do abono salarial para incluir 2,7 milhões de trabalhadores. Imagem: Ache Concursos

Como resolver o erro elos Pis Pasep?

Segundo a empresa, as divergências serão corrigidas a partir de novo reprocessamento do Pis/Pasep, sem que haja necessidade de correção dos dados por parte do empregador ou dos trabalhadores. A consulta dos novos resultados estará disponível a partir de 5 de abril nos canais do Ministério do Trabalho.

Os trabalhadores que foram impactados pelo impedimento de elos do Pis/Pasep terão novas datas para receber o benefício, confira:

  • Trabalhadores cujo pagamento estava previsto para fevereiro ou março irão receber os valores no dia 17 de abril
  • Os demais terão o abono salarial depositado entre os meses de abril de julho, conforme calendário definido pelo Codefat.

Calendário do PIS 2023

Calendário do PIS 2023
Calendário do PIS 2023

Calendário do PIS 2023 começa dia 15 de fevereiro. A liberação dos valores é feita de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores e se inicia pelos nascidos em janeiro e fevereiro. Quem tem conta na Caixa receberá o crédito automaticamente; os demais terão uma conta aberta no Caixa Tem. Quem recebe? Vai receber o PIS em 2023 quem trabalhou com carteira assinada em 2021 e recebeu, em média, até dois salários-mínimos. Além disso, deve estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos para ter direito ao abono.

Calendário PASEP 2023

Calendário PASEP 2023
Calendário PASEP 2023

O calendário do PASEP 2023 é um pouco diferente do PIS. No PASEP, os pagamentos seguem o número final de inscrição do beneficiário (não o mês de nascimento). O abono é um benefício concedido para os trabalhadores cadastrados no PASEP há 5 anos ou mais, que tenham sido declarados na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do empregador, recebido a média de até 2 salários-mínimos no ano base (2021) e trabalhado no mínimo 30 dias no ano base.