O ano começou com novidades para as famílias que estão inscritas no programa de transferência de renda do governo federal. Além da inclusão de 300 mil novos beneficiários na folha de pagamento de Janeiro, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) anunciou novos cortes no Bolsa Família a partir de fevereiro.

Junto com a revisão de mais de 10 milhões de cadastros do Cadúnico, o governo também fará uma busca ativa para identificar as famílias que têm direito ao benefício e ainda estão na fila esperando para serem aprovadas no programa.

Assim, muitas famílias que estão há meses na fila de espera pelo benefício desejam saber se as informações do seu Cadastro Único estão em dia. O cadastro é a principal forma de ingressar no programa social e manter os dados atualizados garante que a família não terá o benefício bloqueado por falta de revisão cadastral.

Seleção do Bolsa Família é pelo Cadúnico

Antes de tudo, é importante lembrar como funciona o processo de aprovação no Bolsa Família. Como muitos já sabem, não existe uma etapa de inscrição para entrar no programa, visto que o público selecionado a partir do Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico).

Por isso, é fundamental que a família esteja inscrita no Cadúnico para ser aprovada no Auxílio Brasil, mas ainda tem mais. Além do cadastro, o Responsável Familiar deve manter as informações do grupo familiar atualizadas sempre que houver algum tipo de alteração no endereço, telefone de contato, renda da família, entre outras.

Caso o cadastro esteja desatualizado há 2 anos a família corre o risco de ficar de fora dos programas sociais do governo ou perder o pagamento já conquistado.

Além do cadastro no Cadúnico, a família precisa estar enquadrada no requisito de renda para receber o Bolsa Família. Para ter direito ao benefício a renda familiar por pessoa não pode ultrapassar R$ 210 mensais.

Já sou inscrita no Cadúnico, como saber se preciso atualizar meu cadastro?

Inicialmente, o governo estabeleceu dois prazos, o primeiro até 12 de agosto para as famílias convocadas para a etapa de averiguação cadastral e o segundo prazo até 14 de outubro para os beneficiários selecionados para fazer a revisão cadastral.

Chegando perto do encerramento do prazo foram registradas enormes filas e confusão em diversas capitais do país, o que levou o Ministério da Cidadania a prorrogar novamente o prazo de recadastramento do Cadúnico por mais 30 dias - até 11 de novembro.

A atualização do cadastro do Cadúnico deve ser feita pelo Responsável Familiar obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver alteração nos dados da família, como alteração no endereço, alteração de renda e nascimento ou falecimento de algum membro, entre outras situações.

Com a nova atualização do aplicativo do Cadúnico, a família também poderá consultar pela plataforma quando for o momento de atualizar o cadastro. Basta observar os seguintes pontos durante a consulta:

Mensagem Verde: se ao realizar a consulta do Cadúnico o aplicativo exibir uma mensagem na cor verde significa que o cadastro da família está atualizado e que não é preciso realizar a atualização;

Mensagem Amarela: esse aviso indica que o cadastro está prestes a ficar desatualizado. Nesse caso, a família poderá atualizar os dados do Cadúnico acessando a opção Atualização Cadastral por Confirmação ou buscando atendimento presencial em um posto do Cadúnico da sua cidadade.

Mensagem Vermelha: neste caso, a mensagem vermelha significa que o cadastro da família já está desatualizado e que a atualização cadastral deve ser realizada o mais breve possível. A família com cadastro desatualizado também poderá utilizar a seção Atualização Cadastral por Confirmação ou se dirigir a um posto de atendimento do Cadúnico para corrigir as informações desatualizadas.

Nos casos em que todas as informações da família permanecem iguais, a atualização do Cadúnico será liberada por meio do aplicativo. Contudo, caso seja preciso editar algum dado o Responsável Familiar terá que procurar o setor do Cadastro Único e levar os documentos exigidos para atualizar o cadastro, veja neste post quais são os documentos necessários.