Acontecem até o dia 8 de novembro os pagamentos da folha do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aos aposentados. O calendário da folha de pagamento referente ao mês de outubro tem cerca de 36 milhões de segurados que terão depósitos finalizados até o dia 08 de novembro.

Quem recebe nesta quinta-feira de 4 de novembro são os segurados que ganham um salário mínimo com Número Final de Benefício 8 e também aqueles que recebem acima de uma mínimo que tenham Número Final do benefício em 3 e 8. A tabela completa dos pagamentos você confere logo abaixo.

Como já é habitual, o INSS libera os pagamentos dos benefícios em dois calendários distintos. O primeiro calendário é para os segurados que recebem até um salário mínimo e esse grupo vai receber entre os dias 25/10 e 08/11.

O segundo calendário determina as datas de pagamento para aposentados e pensionistas que recebem acima de R$ 1.100. Para esses, a folha de pagamento referente ao mês de outubro será depositada entre 1º e 8 de novembro.

O número final do cartão, sem considerar o dígito verificador (número que vem depois do traço) é o que irá indicar a data de depósito do seu benefício.

Veja o calendário de pagamento do INSS mês de referência outubro com depósitos neste início de novembro:

Calendário de pagamento do INSS em outubro (até 1 salário mínimo)
Final do benefício Data do depósito
6 01 de novembro
7 03 de novembro
8 04 de novembro
9 05 de novembro
0 08 de novembro

Já o calendário de pagamento dos aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo vai de 1 a 8 de novembro.

Calendário de pagamento do INSS em outubro (acima de 1 salário mínimo)
Final do benefício Data do depósito
1 e 6 1º de novembro
2 e 7 3 de novembro
3 e 8 4 de novembro
4 e 9 5 de novembro
5 e 0 8 de novembro

14º salário

Está avançando na Câmara dos Deputados o projeto de lei que prevê o pagamento do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. O PL 4.367/20, de autoria do deputado Pompeo Mattos (PDT-RS), determina o pagamento do abono extra até dezembro de 2023.

A proposta foi aprovada no final de setembro pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara e passará ainda por análise da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) antes de ir ao plenário.

Ainda não há um valor definido para o 14º salário do INSS. Para os segurados que recebem benefício acima de um salário mínimo o valor do abono deve ser de um salário mínimo, acrescido de parcela proporcional à diferença entre o mínimo nacional e o teto do regime real da previdência.