Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora contam com uma nova forma de desbloquear seus benefícios para a contratação de empréstimos consignados.

A novidade é uma implementação que acontece diretamente no aplicativo e site do INSS, com o objetivo de ser uma alternativa ao reconhecimento facial, que até então era o único método disponível.

Assim, através da mudança, beneficiários agora poderão optar pelo login via banco, usando os dados de acesso à conta bancária cadastrada junto ao INSS. A ideia do Governo Federal é facilitar esse processo de liberação, ao mesmo tempo que garante segurança.

O que muda com o novo sistema

Anteriormente, como mencionamos no começo da matéria, o desbloqueio para empréstimo consignado era feito exclusivamente por reconhecimento facial. Mas, embora a tecnologia seja segura, este meio apresentava dificuldades técnicas para alguns usuários, especialmente para idosos.

O grupo, geralmente vulnerável em situações que envolvem a tecnologia, sofriam com esse requerimento. Assim, a partir de agora, será apresentada ao usuário uma alternativa para realizar o processo via login bancário, usando as credenciais da conta bancária onde o benefício é recebido.

A ideia do governo federal é reduzir o número de atendimentos presenciais, tornar o processo mais acessível e estabelecer um alto padrão de segurança. O INSS destaca que nenhuma informação bancária é armazenada pelo sistema, uma vez que o login com o banco é apenas um meio de autenticação segura.

Passo a passo para desbloquear o benefício para consignado

Para começar, é importante lembrar que o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal oferecida por bancos e financeiras, em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do benefício.

Assim, aposentados e pensionistas do INSS, beneficiários do BPC/LOAS e servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada podem contratar o empréstimo consignado.

Veja abaixo o passo a passo completo para desbloquear o benefício no aplicativo ou site do Meu INSS:

Acesse o Meu INSS:

  • No celular: abra o app Meu INSS, disponível para Android e iOS;
  • No computador: acesse o site oficial do INSS.

Faça login:

  • Digite seu CPF e senha cadastrados no portal gov.br;
  • Clique em "Entrar".

Busque o serviço:

  • No campo "Do que você precisa?", digite: bloquear/desbloquear empréstimo consignado.

Escolha o benefício:

  • Selecione o benefício que deseja desbloquear;
  • Confira se ele está atualmente bloqueado ou desbloqueado.

Clique em "Desbloquear benefício":

  • O sistema tentará o reconhecimento facial automaticamente.

Caso a biometria falhe:

  • Será oferecida a opção "Login com o banco";
  • Clique nesta opção para iniciar o acesso via sua conta bancária.

Acesse novamente o Meu INSS com login bancário:

  • Retorne à tela inicial e selecione "Entrar com gov.br";
  • Clique em "Login com seu banco" e escolha a instituição onde recebe o benefício;
  • Digite os dados bancários solicitados.

Conclua o desbloqueio:

  • Após o login bem-sucedido com o banco, volte ao serviço de desbloqueio;
  • O sistema reconhecerá a autenticação bancária e permitirá a liberação para contratação de empréstimos.

O desbloqueio hoje é necessário visto que, desde 2023, o INSS vem implantando medidas adicionais de proteção aos seus beneficiários, em resposta ao aumento de fraudes e contratações indevidas. Assim, o bloqueio padrão do benefício para empréstimos foi criado, sendo necessário que o próprio titular realize o desbloqueio.

Ressaltamos que não envia links por WhatsApp, SMS ou e-mail. Conforme divulgado pelo INSS, qualquer solicitação de senha, código de acesso ou informações pessoais deve ser considerada tentativa de golpe.

Caso haja dúvidas, os canais oficiais para atendimento e acesso ao serviço são:

  • Aplicativo Meu INSS
  • Site do INSS
  • Central de atendimento: 135

Atualizações e novos recursos do INSS

Em 2025, o aplicativo Meu INSS passou por uma série de melhorias. Além do novo método de desbloqueio, agora é possível atualizar cadastro e/ou benefício, atualizar procurador e representante legal, além de dados do imposto de renda.

A solicitação da emissão de pagamento não recebido e a solicitação de desistência, encerramento e renúncia de benefício também estão disponíveis no aplicativo.

As mudanças, como ressaltado na mídia, tem sido bem recebidas por aposentados e pensionistas, uma vez que agora o login com o banco é rápido e fácil, representando um importante avanço na digitalização com inclusão e segurança.

Ao mesmo tempo em que cria um sistema mais acessível, principalmente para idosos e pessoas com deficiências técnicas na biometria, há o foco na proteção de dados e prevenção de fraudes por parte do Governo Federal, que reforça seu compromisso com o bem-estar dos segurados.