Termina nesta quinta-feira, 19 de novembro, o prazo para 85 mil segurados agendarem a perícia do INSS. O pente fino realizado pelo órgão convocou 95 mil pessoas que recebem o auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) no mês de setembro. Os segurados que não fizerem o agendamento no prazo terão o benefício suspenso. O prazo inicial iria até 11 de novembro mas foi postergado pelo órgão.

De acordo com o instituto, dos 95 mil segurados convocados somente 10.397 agendaram a perícia médica até o momento. A lista completa dos convocados no pente-fino do INSS foi divulgada no Diário Oficial da União - consulte aqui.

*Para facilitar a busca na página segure as teclas Crtl + F para a abrir a barra de pesquisa e digitar o nome que deseja ser consultado.

A lista de convocação do INSS inclui os segurados cuja carta enviada foi devolvida pelos Correios por motivo de mudança de endereço e por não ter sido realizada a atualização do cadastro.

Também estão convocados os segurados cujo órgão não conseguiu enviar a carta por causa do cadastro incompleto e os segurados que receberam correspondência de convocação, mas não realizaram o agendamento no prazo definido pelo governo.

O pente-fino dispensa da perícia os segurados portadores de HIV que têm aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, segurados que têm a partir de 55 anos de idade e que recebem benefício por incapacidade por mais de 15 anos, além dos aposentados por invalidez a partir dos 60 anos de idade.

O INSS informou que até 29 de outubro já foram realizadas em todo o país mais de 63 mil perícias médicas. Após o pente-fino 39.679 segurados tiveram o auxílio-doença cancelado por serem considerados pelo médico perito como capacitados para voltar a trabalhar.

Os segurados que não realizarem o agendamento ou não comparecerem na data agendada terão o benefício suspenso. Se após 60 dias da suspensão o segurado não realizar a perícia o benefíco será cancelado.

Como agendar perícia no Meu INSS

Os segurados convocados na lista do pente-fino do INSS têm três formas de realizar o agendamento da perícia médica: por telefone, no número 135, pelo site www.meu.inss.gov.br e pelo aplicativo Meu INSS.

Veja o passo a passo para agendar o compromisso:

  1. Acesse o aplicativo ou site do ‘Meu INSS
  2. Efetue o login na plataforma
  3. Clique em ‘Agendar Perícia’
  4. Selecione uma das opções: ‘Perícia inicial’; ‘Perícia de prorrogação’; 'Remarcar perícia' (reagendamento); ou 'Perícia Presencial por Indicação Médica';
  5. Siga os próximos passos e finalize o agendamento.
  6. O acompanhamento do pedido pode ser realizado por meio da opção ‘Agendamentos/Solicitações’.

Após as 21h do dia em que foi realizada a perícia o segurado já poderá saber qual foi o resultado e se o seu benefício foi mantido. A consulta ao resultado da perícia pode ser feita no aplicativo ou então por telefone na central de atendimento do INSS, informando CPF, número do benefício, nome completo e data de nascimento.

Por telefone o agendamento de perícia pode ser feito diretamente no número 135, de segunda a sábado, de 7h às 22h.