Dentre os diversos programas de transferência de renda existentes no Brasil, o Mães de Pernambuco é um dos principais, pois dá uma parcela de R$ 300 a mães que enfrentam problemas de subsistência e que moram no estado, valor que é metade do Bolsa Família atual.

Em vigor desde 2024, este benefício teve uma importante informação nas últimas semanas: a abertura de novas vagas. Periodicamente, este cenário acontece de acordo com as restrições estabelecidas pelo regulamento do programa e pela confirmação (ou não) do interesse do recebimento das parcelas.

Mães de Pernambuco: Novas vagas abertas

Agora, 1.778 novas vagas foram abertas e já podem ser preenchidas por quem atende aos requisitos.

Diferentemente de outros programas sociais, que excluem a possibilidade de que um beneficiário acumule valores de mais de um benefício simultaneamente, o Mães de Pernambuco estabelece em uma de suas regras o recebimento ativo do Bolsa Família. Por isso, a mulher que está apta, recebe, pelo menos, R$ 900 mensais. Confira as principais regras do programa:

  • Morar em Pernambuco;
  • Ser beneficiária do Programa Bolsa Familia e estar com o cadastro atualizado;
  • Ser responsável familiar;
  • Estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses);
  • Nao ter emprego ou renda formal.

Para confirmar o interesse de recebimento dos valores, realizar sua inscrição ou buscar informações complementares, basta acessar o site oficial do Mães de Pernambuco.

Diante do sucesso do programa desde a sua criação, que é de apresentar uma importante fonte de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade, o Governo do Estado de Pernambuco realiza, periodicamente, aumento no número de vagas.

Atualmente, mais de 100 mil famílias são contempladas pelos valores oriundos deste benefício.

Prazos para confirmação e pagamento

Outra questão importante e que foi recentemente apresentada para todos os beneficiários foi os calendários e cronogramas. Além do pagamento mensal, o Mães de Pernambuco também conta com datas diferentes para que as mulheres recebedoras do programa confirmem o interesse de receber as parcelas mensais.

Para receber o valor em setembro, o prazo de inscrição e confirmação está definido até o dia 24 de agosto. Confira as datas abaixo:

INÍCIO DA CONFIRMAÇÃO FIM DA CONFIRMAÇÃO DATA DE PAGAMENTO
29 de julho de 2025 24 de agosto de 2025 5 de setembro de 2025
27 de agosto de 2025 24 de setembro de 2025 7 de outubro de 2025
2 de outubro de 2025 23 de outubro de 2025 7 de novembro de 2025
28 de outubro de 2025 24 de novembro de 2025 5 de dezembro de 2025
27 de novembro de 2025 17 de dezembro de 2025 8 de janeiro de 2026

Como fazer minha inscrição?

No site oficial, é necessário apresentar o NIS (Número de Inscrição Social) e sua data de nascimento. Após este procedimento, o sistema já revela, automaticamente, se a mulher está elegível ou não ao programa.

Se a resposta for positiva, basta confirmar o interesse no recebimento dos valores. Se não houver vagas disponíveis, o sistema informará sua posição na fila de espera.

Posteriormente, será enviado um cartão específico diretamente no endereço que consta no Cadastro Único. Enquanto o cartão não é entregue, o valor pode ser sacado nas agências da CAIXA, desde que seja apresentado um documento com foto.

De forma alternativa, os valores do programa Mães de Pernambuco também podem ser movimentados através do aplicativo CAIXA Tem, o mesmo do Bolsa Família.