Foi lançado oficialmente o programa estadual Mães de Pernambuco, que vai beneficiar cerca de 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade.

O benefício vai contemplar as mulheres em extrema pobreza, com crianças de até 6 anos, pagando uma parcela extra de R$ 300 mensais no seu Bolsa Família.

De acordo com a governadora, Raquel Lyra, serão beneficiadas as mulheres que:

  • Moram em Pernambuco;
  • São beneficiárias do Programa Bolsa Familia e estão com o cadastro atualizado;
  • São a responsável familiar;
  • Estão gestantes, são mães ou responsáveis por criança de 0 a 6 anos (72 meses);
  • Nao tenham emprego ou renda formal.

O lançamento oficial ocorreu na tarde do dia 25 de março e um site do programa foi lançado com todas as informações - https://www.maesdepernambuco.pe.gov.br/. Veja mais detalhes divulgados nas redes sociais de Lyra:

Como se inscrever no programa Mães de Pernambuco?

Para participar do programa basta acessar o site oficial do programa Mães de Pernambuco - https://www.maesdepernambuco.pe.gov.br/ - e seguir estes passos:

  1. Clicar na opção Confirmar participação;
  2. Informar o NIS e data de nascimento;
  3. Clicar no botão Aceito participar.

Após essa etapa, o sistema fará uma consulta ao banco de dados e irá indicar se a mulher tem direito ou não ao benefício. Não é necessário fazer inscrição no programa.

A consulta para saber se terá direito ao benefício do Mães de Pernambuco também pode ser feita no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.

Lista de aprovados - A cada seis meses o governo estadual irá renovar a lista de aprovadas no Mães de Pernambuco, conforme os critérios listados no site e focando nas mães em extrema vulnerabilidade.

Mães de Pernambuco: Como receber o auxílio?

O pagamento do benefício de R$ 300 mensais será realizado na primeira quinzena de cada mês, por meio de um cartão personalizado do programa. O dinheiro será creditado em conta bancária de titularidade da mãe beneficiária.

A previsão é de que o pagamento comece na primeira quinzena de maio de 2024 para todo o universo de beneficiárias do programa.