A partir desta segunda-feira, dia 15, caem os novos pagamentos do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) referente ao ano-base 2021. Agora, dois novos grupos de trabalhadores serão contemplados com esse benefício.

A Caixa Econômica Federal será responsável por efetuar o depósito hoje para aqueles que nasceram nos meses de julho e agosto. Essa medida resultará em um montante de pagamentos no valor de R$ 3,8 bilhões.

Para saber se você tem direito a receber e qual será o valor do benefício, a consulta foi disponibilizada em fevereiro na Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br. Vale ressaltar que a Central de Atendimento do Ministério do Trabalho, acessível através do número 158, também fornece informações sobre o PIS/Pasep.

Quem tem direito ao abono salarial do Pis?

O direito de receber o abono salarial do PIS é concedido a todos os trabalhadores com carteira assinada que receberam em média até dois salários mínimos ao longo do ano-base (no caso deste ano, o ano de referência é 2021). É importante ressaltar que empregadas domésticas, trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física não têm direito ao benefício.

Os pagamentos do abono salarial serão realizados de acordo com as informações fornecidas pelos trabalhadores na RAIS até o dia 21 de junho de 2022. Esses beneficiários terão seus pagamentos disponibilizados no calendário de pagamento de 2023. Para aqueles que tiverem as informações inseridas após essas datas, o pagamento será realizado no calendário do exercício seguinte.

Calendário de pagamentos Pis/Pasep

Veja abaixo o calendário dos próximos pagamentos do Pis 2023:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: pagamento 15 de fevereiro
  • Nascidos em março e abril: pagamento 15 de março
  • Nascidos em maio e junho: pagamento 17 de abril
  • Nascidos em julho e agosto: pagamento 15 de maio
  • Nascidos em setembro e outubro: pagamento 15 de junho
  • Nascidos em novembro e dezembro: pagamento 17 de julho

Como receber os valores do Pis 2023?

Os valores do Abono Salarial/PIS serão depositados pela Caixa Econômica Federal na conta corrente ou poupança dos trabalhadores que são clientes do banco. Para aqueles que não possuem conta na Caixa, o dinheiro será depositado na conta poupança digital, e será necessário utilizar o aplicativo Caixa Tem para movimentar os recursos.

Os trabalhadores que já possuem conta na Caixa terão os créditos do Abono Salarial/PIS realizados diretamente em suas contas existentes. Os valores podem ser movimentados utilizando o cartão da conta, o internet banking ou o aplicativo do banco.

Nos casos em que não for possível creditar o valor do abono salarial em uma conta na Caixa ou em uma conta poupança social digital, os trabalhadores têm a opção de realizar o saque utilizando o Cartão do Cidadão e senha. Isso pode ser feito nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências.

Para efetuar o saque do abono do PIS, o trabalhador que possui o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode dirigir-se aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Caso não possua o Cartão do Cidadão, ele pode receber o valor em qualquer agência do banco (Caixa), mediante apresentação de um documento de identificação.