A Caixa Econômica Federal vai dar início em menos de um mês ao pagamento do Pis/Pasep 2022. O abono salarial será depositado para a partir do dia 8 de fevereiro para 23 milhões de brasileiros que trabalharam com carteira assinada durante o ano de 2020.

Com o adiamento do depósito no ano passado, muitas dúvidas ainda surgem a respeito do benefício e uma delas é se haverá antecipação do pagamento para quem é correntista da Caixa e do Banco do Brasil.

Como já informamos aqui, o calendário de pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2020 foi adiado no ano passado e terá pagamentos só agora por recomendação da Controladoria Geral da União (CGU) acatada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Com a decisão, o calendário passa a ter todos os depósitos no mesmo ano. Até então, o calendário do Pis/Pasep começava em julho e seguia até junho do ano seguinte.

No modelo antigo, o governo liberava o valor do abono salarial com um mês de antecedência para os trabalhadores correntistas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Com a mudança do novo calendário, correntistas das duas instituições irão receber na mesma data em que os demais trabalhadores que terão acesso ao benefício em conta poupança digital no Caixa Tem ou pelo Cartão Cidadão.

Outra novidade deste ano é que o pagamento para cerca de 107 mil trabalhadores que residem nos estados da Bahia e Minas Gerais irão receber o abono salarial no primeiro dia de pagamento, independente do mês de nascimento ou do número do benefício.

As pessoas com direito ao Pis ano-base 2020 em MG e BA vão receber no dia 8 de fevereiro. Já os trabalhadores do setor público nesses estados vão receber o Pasep no dia 15 de fevereiro, sem necessidade de esperar pelo calendário completo.

Abono Pis/Pasep vai cair no Caixa Tem

De acordo com informações da Caixa, até o momento mais de 109 milhões de brasileiros possuem conta poupança digital no Caixa Tem. Desde 2020 o aplicativo recebeu milhões de pessoas que abriram a conta digital para receber benefícios sociais como o Auxílio Emegencial, o BEm, saque emergencial do FGTS, entre outros.

Com o abono salarial não será diferente. A Caixa vai creditar os valores do Pis/Pasep no Caixa Tem para aqueles trabalhadores que não possuem conta corrente ou poupança na instituição. A conta será aberta automaticamente pelo banco e o beneficiário poderá movimentar o dinheiro no aplicativo Caixa Tem a partir da data definida no calendário (veja abaixo).

Nos casos em que não for possível abrir a conta poupança digital o trabalhador poderá sacar os valores com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, CAIXA Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

Já para os correntistas da Caixa e do BB o pagamento será feito automaticamente em sua conta no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Aplicativos para consultar Pis/Pasep 2022

De acordo com o governo federal, a partir do dia 22 de janeiro os trabalhadores poderão consultar na Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br para saber se tem direito e qual o valor do Abono Salarial, a data e o respectivo banco de recebimento.

O aplicativo da CTPS digital (download para versão Android ou versão IOS) permite ao trabalhador consultar as informações de todos os contratos de trabalho (antigos e atual), como o período trabalhado, a média salarial, anotações de férias e o número do Pis/Pasep.

A Carteira de Trabalho digital também possui uma aba chamada "Benefícios", onde constam informações sobre o abono salarial, benefício emergencial e seguro-desemprego. Assim que divulgado o calendário oficial, o aplicativo deve atualizar a informação com a data em que o trabalhador irá receber o abono salarial em 2022.

Consulta no app Caixa Trabalhador

Os trabalhadores que estão em dúvida se tem direito a receber o Pis/Pasep podem fazer a consulta de duas formas: pelo site ou aplicativo da Caixa. A primeira delas é acessando o site da Caixa Econômica Federal, onde o trabalhador poderá consultar o Pis pelo CPF ou número do NIS.

A mesma consulta pode ser feita no aplicativo Caixa Trabalhador, disponível para download nas lojas de apps para celulares Android [clique para baixar] e também para iPhones (iOS) [baixe aqui].

Pis/Pasep será pago em dobro neste ano?

Com a mudança no calendário do abono salarial os trabalhadores ainda esperavam pela possibilidade de receber o Pis/Pasep em dobro, visto que em 2022 seria pago o benefício para quem trabalhou durante 2021.

Contudo, o governo federal não confirmou essa possibilidade e afirmou que os brasileiros irão receber apenas o abono referente ao ano-base 2020. Assim, os valores para quem trabalhou com carteira assinada no ano passado devem ser depositados somente em 2023.

Terão direito ao abono Pis/Pasep a partir de 8 de fevereiro os brasileiros que trabalharam por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano de 2020. Ainda, para ter acesso ao saque é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020);
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Calendário do abono Pis começa em 8 de fevereiro

O pagamento do Pis vai iniciar no dia 8 de fevereiro para os nascidos em janeiro e seguir até 31 de março quando o dinheiro será depositado para nascidos em dezembro.

Calendário abono salarial Pis em 2022. Imagem: Divulgação/Caixa.
Calendário abono salarial Pis em 2022. Imagem: Divulgação/Caixa.

Para os trabalhadores do setor público que recebem o benefício Pasep o pagamento inicia uma semana depois. A partir de 15 de fevereiro o dinheiro será depositado pelo Banco do Brasil conforme o calendário abaixo e o número final de inscrição do beneficiário:

Número Final da inscrição do PASEP Data de pagamento
0 e 1 15/02
2 e 3 17/02
4 22/02
5 24/02
6 15/03
7 17/03
8 22/03
9 24/03