Em 2020, o governo federal criou o aplicativo Caixa Tem, para disponibilizar aos cidadãos em vulnerabilidade social, o pagamento do Auxílio Emergencial. Entretanto, com o tempo o app passou a ofertar diversos serviços dentro da plataforma digital, como, por exemplo, pagamento de contas e recarga de celular.

Além disso, o governo passou a usar o aplicativo para fazer o pagamento do Bolsa Família, que depois mudou para Auxílio Brasil. Ou seja, o aplicativo, sem dúvida, é extremamente importante para quem recebe benefícios sociais no país.

Porém, a partir da mudança no governo federal, e retorno do Auxílio Brasil, será que o Caixa Tem vai continuar a existir? É necessário baixar outro aplicativo para receber o Bolsa Família? Abaixo, confira a resposta.

O governo Lula vai manter o Caixa Tem?

Sim. Embora o governo deseje remodelar, e voltar a pagar o Bolsa Família, ao invés do Auxílio Brasil, os pagamentos devem seguir sendo feitos pelo Caixa Tem. Inclusive, neste mês o pagamento do Bolsa Família deve ser liberado a partir do próximo dia 18 de janeiro.

Sendo assim, para conferir as informações sobre o pagamento do benefício, não é necessário baixar outro aplicativo no momento: basta atualizar o Caixa Tem na loja de aplicativos do smartphone.

Inclusive, vários usuários estão relatando que desde o último domingo, 08 de janeiro, receberam uma mensagem de que é necessário atualizar o app ou informações de cadastro. Após a atualização, o sistema apresenta todos os detalhes sobre o pagamento do benefício em janeiro.

Como fazer a atualização?

Se o aplicativo estiver solicitando uma atualização, é necessário ingressar na loja de aplicativos do seu smartphone (Play Store ou App Store).

Por outro lado, se você tiver que fazer a atualização de cadastro no Caixa Tem, saiba que é possível fazer a atualização em poucos passos, por meio do app. Para isso, basta estar conectado à internet.

Abaixo, confira como funciona o passo a passo:

  • Abra o aplicativo Caixa Tem e realize o login;
  • Feito isso, no menu inicial, busque a opção Atualize seu cadastro;
  • Logo após, clique em Entendi, vamos começar;
  • Em seguida, o aplicativo vai te mostrar o seu endereço: se ele estiver correto, basta tocar na opção "Sim, está correto". Por outro lado, se você mudou de residência, é necessário tocar em "O meu endereço mudou";
  • Depois, você precisa informar se nasceu no Brasil (BR) ou não, e clicar em "Próximo";
  • O próximo passo é tocar em "Entendi, vamos lá". A partir disso, você vai responder as perguntas com relação a sua renda e patrimônio. Sendo assim, você vai ter que informar a sua fonte de renda, valor, e há quanto tempo recebe esse valor. Também é necessário informar a sua profissão e o seu patrimônio. Toque em "Próximo";
  • Logo após, confirme as informações preenchidas, para ter a certeza de que todos os seus dados informados estão corretos. Se não houver nenhum erro, toque em "Confirmar";
  • Clique em "Continuar", selecione qual documento vai ser enviado pelo app e clique em "Continuar" por mais uma vez;
  • Por fim, siga as instruções que aparecerão nas próximas telas para fazer o envio das imagens.

Asim que você terminar de fazer a atualização de cadastro no aplicativo Caixa Tem, a plataforma vai pedir até 48 horas para desbloquear o acesso aos recursos e serviços da conta. Sendo assim, é fundamental ficar atento às notificações do app.

Por fim, se você não receber nenhuma notificação de cadastro, é necessário ir até uma agência física da Caixa. Lá, é preciso pedir autorização para ter o acesso ao aplicativo no seu aparelho celular.