O novo Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil está em alta nos últimos dias. Apesar da divulgação, os beneficiários ainda têm muitas dúvidas sobre em qual banco realizar a contratação do serviço.

Em suma, a modalidade é recente, e ainda vem sendo implementada em alguns bancos no Brasil. Ao todo, 60 bancos e instituições financeiras demonstraram interesse em ofertar o consignado do Auxílio Brasil. Entretanto, apenas 12 foram autorizadas pelo governo, a operar a linha de crédito até então.

Uma das formas de escolher em qual instituição realizar o pedido de crédito, é analisando qual banco ou instituição oferece as taxas de juros mais baixas. Abaixo, confira os detalhes.

Quais bancos e instituições oferecem essa modalidade de crédito?

Embora tenham tido o aval do governo, a maioria das companhias autorizadas não está disponibilizando o produto. Há ainda, aqueles que concedem a opção apenas aos clientes que já manifestaram o interesse, e no momento, não estão aceitando novas propostas.

Atualmente, os 12 bancos e instituições financeiras autorizados a disponibilizar a linha de crédito, são:

  1. Banco Agibank S/A
  2. Banco Crefisa S/A
  3. Banco Daycoval S/A
  4. Banco Pan S/A
  5. Banco Safra S/A
  6. Caixa Econômica Federal
  7. Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
  8. Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
  9. Pintos S/A Créditos (Pincred)
  10. QI Sociedade de Crédito Direto S/A (meutudo)
  11. Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
  12. Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A

No momento, somente o Banco Pan, a Caixa, a Pintos S/A Créditos e a QI Sociedade de Crédito Direto S/A disponibilizam o produto.

Qual é o banco que oferta juros menores no empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

De acordo com um levantamento feito pelo InfoMoney, os bancos e instituições estão ofertando o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, com juros a partir de 2,89% ao mês - lembrando que o limite máximo permitido é 3,5%.

Por enquanto, o Pincred é o banco que oferta as taxas de juros mais baixas para os beneficiários do Auxílio Brasil. É dito isso, pois a instituição tem uma taxa mensal de 2,89%.

Em segundo lugar, está a QI Sociedade de Crédito S/A, que tem taxas de juros mensais de 3,39%.

Já a Caixa é a instituição que oferta os juros mais caros no momento. Atualmente, os juros estão em 3,45%, se aproximando do limite estabelecido pelas regras.

Por fim, vale ressaltar que os bancos e as instituições não podem cobrar nenhuma taxa além dos juros. Sendo assim, não é permitida a cobrança da Taxa de Abertura de Crédito (TAC), nem as taxas administrativas. Além disso, as empresas são obrigadas a informar o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo no instante da contratação.