Mais de 210 mil famílias do Ceará vão receber uma nova parcela do Vale Gás Social em agosto de 2023. O governador Elmano de Freitas fez a entrega do segundo lote do benefício às prefeituras na manhã da quarta-feira (2).

Nesta segunda rodada de pagamentos, o repasse será de R$ 19 milhões aos municípios. Criado em 2020, o benefício é voltado pago três vezes por ano às famílias em situação de vulnerabilidade social no estado do Ceará.

A primeira parcela do Vale Gás Social em 2023 chegou aos beneficiários no mês de março, quando mais de 200 mil famílias foram aprovadas para receber. A consulta é feita por meio da página do programa, no site da Secretaria de Proteção Social (SPS).

Lista do Vale Gás CE - agosto 2023

Já está disponível para consulta a lista de beneficiários do Vale Gás Ceará no mês de agosto. O documento foi divulgado no site do programa Vale Gás Social e traz a relação completa dos aprovados - consulte a lista de agosto aqui.

A consulta para saber se a família foi aprovada para receber o vale gás CE também pode ser feita por telefone no número 156.

O pagamento é realizado por meio de tícket distribuídos pelas prefeituras e para retirar o benefício o cidadão deve procurar um centro de referência (CRAS) e apresentar RG, CPF, NIS e um comprovante de endereço.

O ticket do vale gás pode ser utilizado indo direto à revenda mais próxima da Nacional Gás, entrando em contato com a distribuidora da sua região ou pelo canal de atendimento da empresa no telefone 0800-7021200.

De acordo com a SDHDS, nos casos de beneficiários hospitalizados, beneficiários falecidos e/ou em situação de privação de liberdade outro representante com grau de parentesco poderá fazer a retirada do vale gás em seu nome.

Vale Gás Ceará: quem tem direito?

O benefício é destinado às famílias do Cartão Mais Infância Ceará, aos jovens do programa de Superação e aos beneficiários do Bolsa Família que possuem renda per capita de até R$ 218.

Para participar do programa Vale Gás Social do Ceará não é preciso fazer inscrição. A seleção das famílias ocorre automatiacmente a partir dos dados do Cadastro Único.

Portanto, é necessário que a família mantenha o cadastro no Cadúnico atualizado para que possíveis inconsistências nas informações não impeçam o recebimento do benefício.

A atualização dos dados do Cadúnico pode ser feita pelo aplicativo ou procurando um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) próximo da sua residência. Veja quais documentos são necessários para atualizar o Cadúnico:

- Famílias com responsável familiar

Do Responsável Familiar​

  • CPF, de preferência; ou​
  • Título de Eleitor; ​
  • Documento de identificação com foto; e ​
  • Comprovante de endereço ou, na falta deste, declaração de residência assinada pelo RF.

Dos demais componentes da família, um dos seguintes documentos:

  • CPF, de preferência; ​
  • Título de Eleitor; ​
  • Certidão da Nascimento ou Casamento;
  • Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho. ​

- Famílias com responsável legal

Do Responsável Legal

  • CPF; e​
  • Documento comprobatório da representação legal;​

​Da pessoa representada:​

  • CPF, de preferência; ou​
  • Título de Eleitor; ​
  • Documento de identificação com foto; e
  • Comprovante de endereço ou, na falta deste, declaração de residência assinada pelo RF.

Dos demais componentes da família, um dos seguintes documentos:

  • CPF, de preferência; ​
  • Título de Eleitor; ​
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho.