Neste mês de abril, o Governo do Ceará dá continuidade ao programa Vale Gás Social, uma iniciativa importante para auxiliar as famílias cearenses em situação de vulnerabilidade.

Com um investimento de R$ 19,7 milhões neste primeiro lote de 2024, a entrega dos tíquetes teve início nesta quinta-feira (11), na sede da Secretaria da Proteção Social (SPS) em Fortaleza.

Quem recebe o Vale Gás Ceará em abril? Ao todo, serão beneficiadas 208.474 famílias em situação de extrema vulnerabilidade social, incluindo aquelas assistidas pelo Cartão Mais Infância Ceará, inscritas no CadÚnico e beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, além dos jovens participantes do programa Virando o Jogo - Superação.

Além disso, 324 cozinhas sociais em áreas de alta vulnerabilidade social e entidades credenciadas no Programa Mais Nutrição também serão contempladas.

Após a entrega dos tíquetes às prefeituras, os gestores municipais serão responsáveis por realizar a distribuição aos beneficiários em seus respectivos municípios. A iniciativa é fundamental para garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a esse importante recurso.

Vale Gás Social divulga lista de beneficiários em abril. Imagem: Divulgação/Governo do Ceará
Vale Gás Social divulga lista de beneficiários em abril. Imagem: Divulgação/Governo do Ceará

Vale Gás Social: lista de beneficiários

Para verificar se você está na lista de beneficiários, basta acessar o portal de consulta. É importante que todos os potenciais beneficiários verifiquem sua inclusão na lista para garantir o acesso ao programa.

Os dados de quem irá compor a lista de beneficiários são retirados do CadUnico, por isso a população deve manter seus dados atualizados no cadastro. Para isso, é necessário procurar o CRAS mais próximo de sua residência.

Como receber o Vale Gás? Para retirar o benefício o cidadão deve procurar um centro de referência (CRAS) e apresentar RG, CPF, NIS e um comprovante de endereço.

O ticket pode ser utilizado indo direto à revenda mais próxima da Nacional Gás, entrando em contato com a distribuidora da sua região ou pelo canal de atendimento da empresa no telefone 0800-7021200.

Criado em 2020 como uma resposta aos impactos sociais da pandemia de coronavírus, o Vale Gás Social tornou-se uma política pública permanente no Ceará. Aprovada em setembro de 2021, a medida permite a recarga gratuita do botijão de gás três vezes por ano para famílias em situação de vulnerabilidade.

Desde sua criação, o programa já distribuiu quase dois milhões de tíquetes, evidenciando seu impacto positivo na sociedade cearense.