A etapa de análise recursal para os candidatos que tiveram negados seus pedidos de isenção da taxa de inscrição no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) chegou ao fim na última segunda-feira, dia 05 de fevereiro. O aguardado resultado final será disponibilizado nesta terça-feira, 06.

Em uma entrevista ao programa A Voz do Brasil, a diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Cida Chagas, ressaltou a expressiva quantidade de pedidos recebidos.

"Foram mais de 600 mil solicitações de isenção, com mais de 500 mil isenções confirmadas até o momento. Amanhã, teremos a informação sobre quem teve a isenção efetivamente concedida, após o período de recursos para aqueles que tiveram seus pedidos negados", afirmou.

Como consultar o pedido de isenção?

Para conferir o resultado, os candidatos devem acessar https://cpnu.cesgranrio.org.br/login e realizar o login utilizando a conta GOV.BR.

Aqueles cujos recursos foram indeferidos têm até o dia 9 de fevereiro, último dia de inscrição, para fazer o pagamento da taxa para concorrer às 6.640 vagas disponibilizadas pelos 21 órgãos participantes do concurso.

As taxas de inscrição são de R$90 para cargos de nível superior e R$60 para cargos de nível médio.

Cida Chagas informou que 1,5 milhão de pessoas já se inscreveram para o CPNU, mas muitos ainda não efetuaram o pagamento da taxa, seja pela espera do resultado final da isenção ou por desatenção aos prazos. "A inscrição só é confirmada após o pagamento do boleto", reforçou.

A isenção foi concedida a indivíduos cadastrados no CadÚnico, beneficiários do ProUni ou Fies, e doadores de medula óssea.

Avaliação e provas em todo o Brasil

A prova está agendada para 5 de maio de 2024 e será realizada em 220 cidades de todas as Unidades da Federação, com questões objetivas e dissertativas específicas para cada área.

"Acreditamos que seja uma grande inovação, talvez o primeiro concurso nesse formato no Poder Executivo Federal. As provas ocorrerão em 220 municípios, representando uma democratização significativa no acesso a esses cargos", destacou a diretora do MGI.

Etapas CPNU 2024

As inscrições seguem abertas até a próxima sexta-feira, dia 09 de fevereiro, por meio do site da Cesgranrio.

No dia 29 de fevereiro de 2024, será a publicação dos dados definitivos das inscrições e o número oficial de candidatos que poderão fazer a prova.

Em 29 de abril de 2024,ocorrerá a divulgação do Cartão de Confirmação, contendo informações sobre a prova e o local de sua realização. Já no dia 05 de maio de 2024, serão aplicadas as provas para todos os cargos.

Os resultados das provas objetivas e preliminares, das provas discursivas e redações, serão divulgados em 3 de junho, enquanto os resultados finais sairão em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e cursos de formação terá início em 5 de agosto.

A colaboração do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) torna o certame singular e estratégico.

Para dúvidas relacionadas aos editais, a Fundação Cesgranrio, banca examinadora, oferece suporte telefônico no número 0800 701 2028, das 9h às 17h, incluindo fins de semana e feriados.