A Força Aérea Brasileira divulgou na manhã desta quarta (31), o edital de abertura do seu novo concurso para ingresso de Cadetes do Ar. São 130 vagas abertas, sendo 110 para candidatos homens e 20 para candidatas mulheres, para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar que inicia em 2022 (concurso EA CPCAR 2022). Haverá ainda reserva de 20% das vagas para os candidatos pretos e pardos.

07/04/2021
23/04/2021
04/07/2021
A divulgar
130
06/07/2021
Anexos

Para participar do certame, o candidato deverá cumprir todas as exigências do edital, como ter ensino fundamental completo e não possuir menos de 14 e ter 19 anos completos até 31 de dezembro de 2022. Durante a realização do curso, o Aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus à remuneração de R$ 1.334,00, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si, conforme a tabela de salários dos militares. Veja o edital da seleção no quadro anexo.

- Prepare-se: Apostila de estudo para Cadetes do Ar da Aeronáutica

Inscrição no CPCAR 2021

As inscrições no concurso poderão ser realizadas a partir das 10h do dia 07 de abril até as 09h do dia 23 de abril de 2021, pela internet, por meio dos endereços eletrônicos www.fab.mil.br e http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.

Provas

A seleção dos candidatos terá as seguintes fases de avaliação:

  • Provas escritas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e redação;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
  • Validação Documental.

As provas escritas serão aplicadas a partir das 9h40min da data prevista de 04 de julho de 2021 nas cidades de Belém/PA, Recife/PE, Natal/RN, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Barbacena/MG, São Paulo/SP, Pirassununga/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Manaus/AM, Boa Vista/RR e Porto Velho/RO, nos locais divulgados a partir do dia 16 de junho.

- Prepare-se: Apostila de estudo para Cadetes do Ar da Aeronáutica

A divulgação dos gabaritos provisórios será feita no dia 06 de julho por meio do endereço eletrônico http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br.

Do teste de aptidão física

O TACF avaliará a higidez e o vigor físico do candidato, por meio de exercícios e índices mínimos a serem alcançados, fixados por sexo e definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir incapacitação para as atividades previstas no curso.

São índices mínimos de aprovação no TACF:

  • Flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo: 21 repetições para homens e 13 repetições para mulheres;
  • Flexão do tronco sobre as coxas: 38 repetições para homens e 30 repetições para mulheres;
  • Corrida 12 min: 2.050 metros para homens e 1.650 metros para mulheres.

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena/MG, destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, de acordo com a Lei nº 12.464, de 04 de agosto de 2011.

O CPCAR tem duração de três anos, sob o regime de internato, sendo equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino e abrange instruções nos Campos Geral e Militar.

O prazo de validade do EA CPCAR 2022 é de dez dias corridos, a contar da data do início do curso, conforme previsto no Calendário de Eventos.

Anexos