O ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica divulgou a reabertura de inscrições para quem deseja participar de seu novo concurso de ingresso em 2021. Com inscrições abertas em agosto, o novo vestibular prorrogou o término das inscrições para selecionar 150 candidatos para ingresso no Curso de Graduação em Engenharia para o ano de 2021.

01/08/2020
30/09/2020
22/11/2020
A divulgar
150
27/11/2020
Anexos

As oportunidades são para ingresso nas especialidades Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

ITA exige nível médio para ingresso

São 31 vagas para optantes à carreira militar, destinadas exclusivamente àqueles candidatos que tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira, sendo 25 de ampla concorrência e 6 destinadas a candidatos autodeclarados negros. As 119 vagas para não-optantes à carreira militar, são destinadas aos candidatos que ingressam no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica, sendo 95 vagas destinadas à ampla concorrência e 24 vagas destinadas a candidatos negros.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira, vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e possui cursos de graduação e pós-graduação em áreas ligadas à engenharia, principalmente no setor aeroespacial. É considerado uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil.

Podem se inscrever na seleção candidatos de ambos os sexos, que sejam solteiros e que tenham concluído o ensino médio (ou curso equivalente) ou concluam até o fim do ano de 2020. Além disso, não podem ter completado 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula (2021).

O Curso de graduação em Engenharia no ITA tem duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros anos constituem o Curso Fundamental, com conteúdos básicos de engenharia, e os três últimos anos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.

As vagas, por especialidade, serão preenchidas de acordo com a classificação dos candidatos obtida no Exame de Escolaridade, obedecendo a ordem de prioridade manifestada na ficha de inscrição e no quantitativo fixado na Portaria nº 765/GC3, de 15 de julho de 2020.

O Comando da Aeronáutica concede aos alunos do ITA bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. O ITA localiza-se em São José dos Campos, no interior de São Paulo, a 85 km da capital e a 320 km do Rio de Janeiro.

Inscrição no ITA vai até setembro

Os candidatos poderão se inscrever até o dia 30 de setembro de 2020, pela internet, mediante o preenchimento do requerimento de inscrição para o Concurso de Admissão ao ITA 2021, disponibilizado na página http://vestibular.ita.br. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 150,00 para participar.

Provas

O Concurso de Admissão ao ITA terá as seguintes etapas de avaliação:

  • Exame de Escolaridade, com prova em um único dia, composta por 70 questões objetivas, sendo Matemática (15), Física (15), Química (15), Português (15) e Inglês (10);
  • Exame de Escolaridade, com provas em dois dias, compostas por questões dissertativas de Matemática, Física e Química (10) questões, e uma Redação de 20 a 28 linhas.
  • Inspeção de Saúde.

Distribuição das Provas

  • 1ª Fase

A partir das 08h do dia 22 de novembro provas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês;

  • 2ª Fase

A partir das 08h do dia 08 de dezembro provas de Matemática e Química. A partir das 08h do dia 09 de dezembro prova de Física e a Redação.

As provas serão realizadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória. Os endereços dos locais de realização das provas, salas e número de inscrição serão publicados, na página do concurso a partir do dia 3 de novembro.

Para realizar as provas o candidato deverá trazer caneta esferográfica de corpo transparente com tinta preta, e poderá utilizar lápis ou lapiseira, borracha, régua transparente e compasso, se julgar necessário. Os gabaritos das questões de múltipla escolha e a relação de notas e classificação dos candidatos habilitados para a 2ª fase serão divulgados pelo site http://vestibular.ita.br, até as 16h do dia 27 de novembro.

O presente concurso de admissão terá validade apenas para a matrícula no ITA no início do primeiro período letivo do ano de 2021.

Anexos