Concurso ESA 2017 - Sargentos

Exército Brasileiro divulga o novo edital para ingresso no Curso de Formação de Sargentos das Armas (EsSA), Sargentos Músicos e Sargentos da Saúde. As inscrições no concurso seguem até a próxima segunda-feira, 12 de junho.

Por: Clécio Etges
0
2 share
0 tweets
0 share

Podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 12, as inscrições para participar do concurso do Exército Brasileiro, que busca ingresso de pessoal na carreira militar, visando a admissão aos Cursos de Formação de Sargentos do Exército, Sargentos de Saúde e Sargentos Músicos. São 1.100 vagas abertas para candidatos de ambos os sexos.

Para participar da seleção os candidatos devem possuir escolaridade de nível médio concluído até o fim do ano de 2018, e possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, sendo que, para as áreas de Saúde e Música a idade máxima permitida será de 26 anos (até o término do ano da matrícula - 2018). Os candidatos devem ser do sexo masculino, exceto para concorrer na área da Saúde, onde há vagas para ambos os sexos. Além disso, devem medir, no mínimo, 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino e não ser oficial ou aspirante-a-oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares.

Durante o curso de formação o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no Curso, o candidato é declarado 3º Sargento e perceberá remuneração de R$ 3.584,00, conforme a tabela de vencimentos dos militares.

São 1.000 vagas abertas para alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército, distribuídas entre as áreas de Combatente, Logística Técnica e Aviação, para os cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicação, Material Bélico-Manutenção de Armamento, Material Bélico-Mecânico Operador, Material Bélico-Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação-Manutenção.

Prepare-se: Apostila de estudo para concurso de Sargento da ESA

Há ainda outras 40 vagas para alunos do Curso de Formação de Sargentos do Exército Músicos para os instrumentos de Clarineta (10), Flauta em dó/Flautim em dó (2), Saxhorne (5), Saxofone (4), Tuba (2), Trombone Tenor/Trombone Baixo (7), Trompa (1) e Trompete/ Cornetim/ Flueghorne (9); e 60 vagas para o Curso de Formação de Sargentos de Saúde no curso de Técnico em Enfermagem. Veja os editais aqui no site no fim da notícia.

Inscrição ESA

As inscrições no concurso da ESA estarão abertas até o fim do dia 12 de junho de 2017, apenas pelo site do Exército - www.esa.ensino.eb.br. A taxa é de R$ 80,00.

A partir do dia 11 de setembro o candidato poderá imprimir o cartão de confirmação de inscrição, onde será divulgado também o seu local de realização da prova.

O concurso terá exame intelectual (prova objetiva) para todos os inscritos, além de valoração de títulos, da qual participarão apenas os candidatos aprovados na prova objetiva; inspeção de saúde (IS); Exame de aptidão física; Exame de habilitação musical (apenas para os candidatos da área Música) e revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, quando de sua apresentação.

A prova objetiva terá 4 partes para as Áreas Geral/Aviação, e 5 para as Áreas de Música e Saúde, envolvendo Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Teoria Musical (apenas para os candidatos da Área Música) ou de Conhecimentos Específicos de Enfermagem (apenas para os candidatos da Área Saúde), além da redação para todas as áreas.

A prova objetiva será realizada no dia 24 de setembro, nas organizações militares sede localizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Resende-RJ, Vila Velha-ES, Niterói-RJ, Juiz de Fora-MG, Belo Horizonte-MG, Três Corações-MG, São João Del Rei-MG, Uberlândia-MG, Montes Claros-MG, São Paulo-SP, Campinas-SP, Lins-SP, Guarujá-SP, Taubaté-SP, Pirassununga-SP, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Cruz Alta-RS, Santiago-RS, Pelotas-RS, Uruguaiana-RS, Bagé-RS, Florianópolis-SC, Cascavel-PR, Curitiba-PR, Ponta Grossa-PR, Salvador-BA, Aracaju-SE, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE, Teresina-PI, Petrolina-PE, Manaus-AM, Tabatinga-AM, Rio Branco-AC, Boa Vista-RR, Porto Velho-RO, Tefé-AM, Brasília-DF, Palmas-TO, Goiânia-GO, Campo Grande-MS, Cuiabá- MT, Corumbá-MS, Rondonópolis-MT, Dourados-MS, São Luís-MA, Altamira-PA, Belém-PA, Macapá-AP, Imperatriz-MA, Santarém-PA, Marabá-PA e Itaituba-PA, em locais a serem informados através do cartão de confirmação da inscrição que sai no dia 11/09.

O certame terá validade apenas para o ingresso em 2018, encerrando 15 dias após a data de publicação do edital do resultado final. Os cursos de formação serão realizados em dois períodos de instrução, distintos e sucessivos, e em diferentes organizações militares de corpo de tropa (OMCT): Período Básico, com duração prevista de 34 semanas; e o período de Qualificação, com duração prevista de 43 semanas.

Anexo: Edital Concurso ESA Sargentos 2017


Concursos próximos indicados para você

carregando...
JUNTE-SE À DISCUSSÃO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar
  • Jose Neto Jose Augusto da Corunha Seixas Neto Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 2 meses
    Último dia de inscrição para Escrevente no TJ-SP e a Vunesp diz que as inscrições estão encerradas.
    0 Responder