Mais um concurso vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) acaba de ser divulgado. Desta vez, foi o Museu de Astronomia e Ciências e Afins - MAST que divulgou dois editais de seleção para provimento de 16 vagas nas carreiras de Pesquisador e Tecnologista, ambos de nível superior.

02/01/2024
31/01/2024
16/03/2024
R$ 16.134,86
16
Anexos

Confira os cargos e as vagas:

EDITAL CARGO ÁREA NÚMERO DE VAGAS
Edital n° 1 Pesquisador adjunto Educação em ciências 02
Museologia 01
História da ciência e tecnologia 04
Pesquisador associado Museologia 01
Edital n° 2 Tecnologista pleno Educação em ciências 02
Museologia 03
Documentação e arquivo 01
Tecnologista júnior Documentação e arquivo 02

Salários

Às remunerações variam conforme o cargo pretendido e a formação:

Pesquisador:

ss
Concurso MAST 2023: Remuneração Pesquisador

Tecnologista:

dff
Concurso MAST 2023: Remuneração Tecnologista

Requisitos

Pesquisador

  • Área de atuação: Educação em Ciências: bacharelado ou licenciatura em Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, Pedagogia ou História. Doutorado em Educação, Ensino de Ciências ou Museologia. Ter realizado pesquisas relevantes em educação museal, educação em ciências ou ensino e divulgação em ciências, ou projetos de extensão universitária e/ou museus de ciência e tecnologia, história natural, planetário, zoológicos, aquários, clubes de astronomia.
  • Área de atuação: Educação em Ciências: graduação em Estatística, Matemática ou Ciências da Computação. Doutorado em Matemática, Estatística ou Ciências da Computação. Ter realizado pesquisas relevantes na área de avaliação educacional.
  • Área de atuação: Museologia: ter curso superior completo em Museologia, ou Conservação, ou em História e Doutorado em Museologia ou Conservação ou em Engenharia Metalúrgica; ter realizado pesquisa durante, pelo menos, três anos, após a obtenção do título de Doutor; ter realizado pesquisa de forma independente em sua área de atuação, demonstrada por publicações relevantes de circulação nacional e internacional; ter contribuído para a formação de novos pesquisadores por meio de orientação ou co-orientação de alunos de mestrado. Registro no conselho de classe.
  • Área de atuação: História da Ciência e Tecnologia: profissional com título de doutor em programa de pós-graduação e com experiência de pesquisa em História Social da Ciência e da Tecnologia em acervos institucionais e pessoais relacionados à Ciência e Tecnologia.
  • Área de atuação: Museologia: ter curso superior completo em Museologia e Doutorado em Museologia ou História das Ciências ou História ou Memória Social. Ter experiência no desenvolvimento e/ou coordenação de projetos de pesquisa na área de Museologia e de Patrimônio de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I); ter experiência na redação e publicação de artigos em periódicos acadêmicos nacionais. Registro no conselho de classe.

Tecnologista

  • Área de atuação: Educação em Ciências: profissional portador de diploma de graduação (bacharelado ou licenciatura) em Astronomia, Física ou Ciências Afins, registrado em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Ter o grau de Mestre em Astronomia, Física ou Ciências Afins, ou ter realizado, durante, pelo menos, três anos, atividades de pesquisa em divulgação ou ensino da astronomia ou astrofísica ou ciências afins, ações de divulgação e popularização em Astronomia como por exemplo: cursos, oficinas e palestras para o público; planejamento e desenvolvimento de exposições; elaboração de recursos educacionais (jogos, multimídia, aparatos interativos, textos, etc.); organização de eventos de divulgação de ciência; ações de formação continuada de professores.
  • Área de atuação: Educação em Ciências: profissional portador de diploma de graduação em Ciências da Computação, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, registrado em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Ter o grau de Mestre em Educação, Divulgação Científica ou Ensino de Ciências ou ter realizado, durante, pelo menos, três anos, atividade de pesquisa e desenvolvimento em metodologias ativas, colaborativas, criativas, tecnologias digitais, robótica ou cultura maker para fins de educação, com experiência em projetos de tecnologias digitais, robótica ou cultura maker para fins de educação.
  • Área de atuação: Museologia: profissional portador de diploma de graduação em Museologia e mestrado em Museologia, ou mestrado em Memória Social ou Ciência da Informação, ou ter realizado, durante, pelo menos, três anos, atividade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no campo da Museologia, no registro e catalogação de coleções museológicas, com domínio das técnicas de redação acadêmica. Registro no conselho de classe.
  • Área de atuação: Museologia: profissional portador de diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Ter o grau de Mestre (profissional ou acadêmico) em Arquitetura, ou Restauração em Arquitetura, ou em conservação e restauração de monumentos e núcleos históricos, ou em áreas similares, ou ter realizado, durante, pelo menos, três anos, atividade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área do perfil, que lhe atribua habilitação correspondente. Registro no conselho de classe.
  • Área de atuação: Museologia: profissional portador de diploma de graduação em Museologia ou em Conservação; mestrado em Museologia ou em Conservação; ou ter realizado, durante, pelo menos, três anos, atividade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no campo da Conservação, que lhe atribua habilitação correspondente. Ter experiência com a conservação (curativa e preventiva) de coleções museológicas; e ter participado de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico sobre conservação. Registro no conselho de classe.
  • Área de atuação: Documentação e Arquivo: profissional portador de diploma de graduação em conservação e restauração de bens culturais móveis, devidamente registrado em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), ou portador de diploma de graduação nas áreas de Museologia, Arquivologia, Biblioteconomia, História ou Artes, com especialização ou mestrado em preservação ou conservação de bens culturais ou patrimônio. Ter o grau de Mestre ou ter realizado, durante, pelo menos, três anos, atividade de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em conservação e restauração de acervos em suporte papel, que lhe atribua habilitação correspondente.
  • Área de atuação: Documentação e Arquivo: profissional portador de diploma de Bacharel em arquivologia, expedido por instituições de ensino superior oficialmente reconhecidas.

Como se Inscrever

Candidatos interessados em participar do certame podem se inscrever entre os dias 02 a 31 de janeiro de 2024, através de formulário específico, no site da banca organizadora https://concursos.access.org.br/.

A taxa de inscrição será no valor de R$ 100,00 e deverá ser paga até o dia 01 de fevereiro de 2024. Poderá solicitar isenção do pagamento, os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou doadores de medula óssea.

Durante a inscrição, o candidato deverá indicar no campo de formulário, os seguintes quesitos:

  • O perfil e área de atuação para o qual deseja concorrer;
  • Autodeclaração de pessoa negra ou parda para concorrer às eventuais vagas reservadas;
  • Autodeclaração de pessoa com deficiência para concorrer às eventuais vagas reservadas;
  • Se precisará de condições especiais para realização das diferentes etapas do concurso, caso se declare com deficiência;
  • Se precisará amamentar seu(s) filho(s) de até 6 meses de idade durante a realização das diferentes etapas do concurso, caso seja mãe lactante;
  • Se solicita isenção da taxa de inscrição no concurso, com base na Lei nº 13.656/2018;

É necessário anexar, junto ao formulário de inscrições, os seguintes documentos, em formato de PDF e tamanho menor de 5MB:

  • Memorial circunstanciado, específico para o cargo de Pesquisador, contendo a relação dos títulos e trabalhos do candidato, acompanhado de uma análise sumária desses trabalhos, feita pelo próprio candidato, situando o seu significado e a contribuição que representa. O memorial deverá incluir uma proposta de projeto de pesquisa a desenvolver no MAST.
  • Currículo Lattes;
  • Cópia simples dos documentos que comprovem todos os itens relacionados no currículo;
  • Cópia de documento de identidade, com foto e legível;
  • Cópia dos documentos adicionais exigidos no caso de candidatos portadores de deficiência, mães lactantes, ou candidatos que solicitaram isenção da taxa de inscrição;
  • Cópia dos documentos adicionais exigidos no caso de candidatos com deficiência, mães lactantes, ou candidatos que solicitaram isenção da taxa de inscrição;
  • Cópia do comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição no Concurso.

Seleção

O concurso compreenderá as seguintes etapas de seleção:

Para Pesquisador:

  • Prova escrita discursiva, com leitura pública e arguição, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova pública de defesa e arguição de memorial, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Análise e apreciação dos títulos, de caráter classificatório.

Para Tecnologista:

  • Prova escrita objetiva e discursiva de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova oral sobre tema sorteado relativo ao conteúdo programático da vaga, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Análise do currículo e apreciação dos títulos, de caráter classificatório.

As provas devem ocorrer a partir dos dias 16 e 17 de março de 2024, na cidade do Rio de Janeiro.

Para o cargo de Tecnologista será aplicada uma prova objetiva contendo 50 questões e uma prova discursiva composta por três questões. Já os candidatos ao cargo de Pesquisador realizarão questões sobre temas sorteados pela banca examinadora do certame.

A validade do concurso é de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo vir a ser prorrogado pelo mesmo período, caso seja necessário.

Anexos