O Exército Brasileiro divulgou por meio do Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 18 de junho, um novo edital com abertura de concurso público destinado ao provimento de 23 vagas, sendo 20 para ingresso no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC), a ser realizado na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) e na Escola de Saúde do Exército (EsSEx); e 3 vagas destinadas à matrícula no Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães Militares (CF/CM), na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) para ingresso no ano de 2020.

19/06/2019
02/08/2019
15/09/2019
A divulgar
23
18/09/2019
Anexos

Para participar do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) o candidato deve possuir no máximo 36 anos e ter concluído o ensino superior na área objeto da vaga. O candidato deve ainda ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo masculino, e 1,55m de altura, se do sexo feminino.

As vagas são para áreas de Administração (3), Ciências Contábeis (3), Comunicação Social (2), Direito (3), Informática (3), Magistério Matemática (1) e Magistério Português (1) a ser Realizado na EsFCEx em Salvador-BA; e para áreas de Enfermagem (2) e Veterinária (2) a ser realizado na EsSEx no Rio de Janeiro-RJ.

No Quadro de Capelães, estão abertas possibilidades nas funções de Padre Católico (2) e Pastor Evangélico (1) que exigem escolaridade de nível superior e curso de formação teológica. Além disso, os candidatos devem ter idade entre 30 e 40 anos.

Do total de vagas abertas, quatro serão reservadas para as pessoas com deficiência.

Inscrição

Os interessados deverão se inscrever das 10h do dia 19 de junho até as 15h do dia 02 de agosto de 2019 (horário de Brasília), pela internet, por meio do endereço eletrônico www.esfcex.eb.mil.br. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 120,00, e candidatos que façam parte do Cadastro Único ou forem de família de baixa renda ou ainda doadores de medula óssea podem solicitar a isenção da taxa.

Provas

O concurso constará das seguintes etapas de avaliação:

- Exame Intelectual com questões de Língua Portuguesa, História do Brasil, Geografia do Brasil e Conhecimentos Específicos;
- Prova de Títulos, de caráter voluntário e classificatório, a ser realizada somente pelo candidato ao CF/CM, aprovado no Exame Intelectual;
- Inspeção de Saúde;
- Avaliação Psicológica;
- Exame de Aptidão Física.

O exame intelectual será realizado das 09 às 13h do dia 15 de setembro, nos locais divulgados em datas ainda publicadas. Já os gabaritos preliminares serão liberados a partir das 13 horas do dia 18 de setembro, pelo endereço eletrônico www.esfcex.eb.mil.br. Veja mais do concurso no edital em anexo.

Anexos